Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Radicais Colombianos viajam e apanham de alemães #boato

Radicais Colombianos viajam e apanham de alemães #boato

Boato – Radicais da Colômbia viajam para Alemanha e apanharam dos alemães.

A republicação do livro Minha Luta, de Adolf Hitler, tem causado preocupação em algumas autoridades. Elas têm medo de que o livro influencie na formação de adeptos ao Nazismo. Independentemente disso, é fato que alguns grupos do tipo se formam. E a nossa história de hoje fala a respeito disso.

Tem circulado na internet a informação de que um grupo de radicais colombianos viajaram para a Alemanha para encontrar com seguidores da doutrina no país de Hitler. O resultado? Apanharam. Leia:

Um grupo de radicais colombianos foi até a Alemanha para apoiar grupos de ultra direita contra a imigração de refugiados sírios, e apanharam brutalmente por terem sido confundidos justamente com os próprios refugiados sírios. Confira na foto a fuça de raça ariana dos caras.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A história saiu em dois dos sites de humor mais conhecidos do Brasil. Em algum momento há o comentário: “É a vida real sendo confundida com o Sensacionalista (site de notícias falsas)”. Mas aí fica a dúvida. Se mesmo que a vida real foi confundida com o Sensacionalista ou será que algum site como o Sensacionalista confundiu as pessoas? Se você falou a segunda opção, está correto.

Essa história foi criada pelo site Actualidad Panamericana em setembro de 2015. Leia (traduzido do Google Translate):

Berlim. Cinco colombianos pertencentes ao grupo neo-nazis Terceiro Juerza, que viajou para a Alemanha para apoiar grupos de direita marchas que protestavam contra o êxodo sírio, foram brutalmente espancados deve ser confundido com refugiados sírios.

O incidente ocorreu na cidade de Dresden, quando este grupo de manifestantes marcharam até a praça principal e cinco colombianos, carregando bandeiras e símbolos nazistas, tentou se juntar à marcha. Extremistas alemães reagiram agressivamente para evitar qualquer infiltração.

Agora olha o que é falado sobre o site:

Pan-Americana é agora um site satírico cujo único objetivo é entretenimento. Todo o conteúdo é de ficção e não corresponde à realidade. Todas as referências, nomes, marcas ou instituições que aparecem são usados como elementos contextuais, como em qualquer romance ou história de ficção.

Pã! Notícia falsa na veia. Agora só a questão final. E de quem é a foto do grupo? Não conseguimos achar a origem real dela, mas descobrimos que circula com muitos outros contextos (como, por exemplo, mexicanos nazis) desde 2013.

Sendo assim, podemos afirmar que a história é falsa. Foi inventada por um site de humor e usou uma foto de arquivo que já circulava na internet. Neonazistas colombianos não apanharam de “colegas” alemães.