Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Mulher se passa por entrevistadora para assaltar na região #boato

Mulher se passa por entrevistadora para assaltar na região #boato

Boato – Mulher se disfarça de entrevistadora para realizar assaltos com cúmplices. Cuidado ao atender a porta.

Com a internet o mundo se transformou em um lugar pequeno. Claro que não geograficamente, as dimensões do planeta continuam as mesmas, mas as possibilidades aumentaram com a chegada da rede e as localidades passaram a estar a apenas um clique de distância.

E dentro dessa nova realidade que o século XXI escancara a cada ano que passa muitas coisas positivas e negativas acontecem. Com a web estamos todos muito mais próximos, para o bem e para o mal, não tem jeito. E estamos também todos à mercê dos boatos – que são igualmente globalizados – como no caso que comentaremos a seguir.

Segundo uma história que está circulando com força nas redes sociais aqui no Brasil, é preciso tomar cuidado com uma mulher que está disfarçada de entrevistadora para realizar assaltos “na região”. A mensagem tem sido enviada com uma foto e um vídeo que mostra a mulher e seu grupo em ação. Confira texto e vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Repassando… -Amigos, avisem aos seus familiares para NÃO abrirem o portão ou a porta para DESCONHECIDOS, mesmo q seja, aparentemente, uma inocente mulher… Mostrem esse vídeo aí aos seus pais, filhos e esposas…essa safada chega como uma simples entrevistadora

Há uma mulher se passando por entrevistadora para assaltar na região?

É claro que golpes desse tipo são possíveis, a insegurança é uma realidade tanto quanto a globalização. Mas, neste caso específico, acalmem os corações porque é tudo balela. E olha que chique: é uma balela internacional.

Isso mesmo, esse boato (por que se você ainda não entendeu, nós repetimos, essa história é um b-o-a-t-o) é resultado de uma junção de informações de diferentes países que virou um novelão criado apenas para assustar e enganar pessoas.

O vídeo compartilhado é de um assalto que, de fato, ocorreu. Não aqui no Brasil, mas em Londres em fevereiro do ano passado. Como mostram as imagens, uma mulher se disfarça de entregadora para ter acesso a entrada de uma casa e assim dar espaço para que seus cúmplices assaltem o lugar. A notícia foi divulgada no jornal britânico Mirror, ou seja, não foi “na região”. Pelo menos não na nossa.

Já a fotografia é de uma jovem mexicana que virou hoax por lá também. Em novembro de 2016 começou a circular no México a fotografia de uma moça supostamente responsável por realizar assaltos com um grupo enquanto abordava pessoas disfarçada de pesquisadora do governo. Acontece que tudo foi uma brincadeira de mau gosto com a imagem da jovem e ela nunca esteve envolvida em assaltos.

De tão falha que é a história, a própria polícia mexicana desmentiu a mensagem que vinha sendo compartilhada ao mesmo tempo em cidades com mais de 20 horas de distância, para se ter noção do absurdo da coisa.

Não sabemos ao certo quando começaram a relacionar a fotografia da jovem mexicana com o vídeo de Londres, mas o caso rodou o mundo. Antes de chegar aqui, versões foram compartilhadas nos EUA, na Itália, na Holanda, na China e até mesmo em Singapura. Em diversos lugares o caso já foi desmentido, mas por aqui tem gente caindo nessa ainda.

Portanto e recapitulando para não restar dúvidas: não há uma mulher disfarçada de entrevistadora realizando assaltos na região. Esse alerta é falso e foi divulgado no mundo todo depois de ter começado no México.

Como se não bastasse ter sua foto irresponsavelmente compartilhada em seu próprio país, essa jovem tem sido “criminosa” em diversos lugares. Saibam que é #boato. Não compartilhem e vamos ser melhores.

PS: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Márcia Schiavini, Elsimar Alves e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.