Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que muçulmano foi preso por transportar 25 crianças que seriam exploradas e teriam órgãos coletados no Uzbequistão

É falso que muçulmano foi preso por transportar 25 crianças que seriam exploradas e teriam órgãos coletados no Uzbequistão

Muçulmano é preso por transportar 25 crianças que seriam traficadas  no Uzbequistão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um motorista muçulmano foi preso no Uzbequistão por transportar 25 crianças que seriam traficadas e teriam órgãos retirados. 

Análise

Um vídeo de diversas crianças sendo retiradas de um veículo está circulando junto com uma mensagem que seria uma ação da polícia contra um crime. De acordo com mensagens que acompanham o vídeo, o motorista do carro seria um muçulmano que teria objetivos nada nobres.

O texto aponta que as crianças seriam traficadas para serem exploradas sexualmente e terem órgãos retirados para serem vendidos clandestinamente. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

UZBEQUISTÃO Um condutor muçulmano foi detido a transportar 25 crianças, de forma suspeita… Acabou por admitir que as crianças iam ser vendidas para fins sexuais e colheita de órgãos. (Recebido por whatsapp)

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo com as 25 crianças em um carro no Uzbequistão é real? 2) O que ocorreu na situação das crianças no carro? 3) Foi preso um homem muçulmano no Uzbequistão acusado de traficar crianças para exploração e vendas de órgãos?

O vídeo com as 25 crianças em um carro no Uzbequistão é real?

Sim. Ao buscar por conteúdos em inglês, descobrimos que o vídeo é de um incidente ocorrido na cidade de Bukhara, no Uzbequistão. De fato, 25 crianças foram retiradas de um carro de pequeno parte pela polícia.

O que ocorreu na situação das crianças no carro?

De acordo com matérias de sites de notícias em inglês e artigos de checagem em inglês, quem dirigia o carro era uma professora. Ela dirigia um Chevrolet Spark (um carro bem pequeno) de uma creche para a casa delas.

Foi preso um homem muçulmano no Uzbequistão acusado de traficar crianças para exploração e vendas de órgãos?

Não foi preso ninguém no incidente (ela deve ter tomado uma multa, apenas) e não há qualquer menção em fontes oficiais de que homem estava no carro e que as crianças (que conheciam a professora) iriam ser sequestradas, traficadas ou ter os órgãos retirados.

Conclusão

Fake news ❌

Alguém se aproveitou de um vídeo para criar uma balela. É falso que um homem foi preso por traficar 25 crianças em um carro para o tráfico de órgãos ou para serem exploradas sexualmente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm