Miss Ucrânia Anastasiia Lenna se juntou ao exército para lutar contra a Rússia #boato

Boato – A Miss Ucrânia de 2015, Anastasiia Lenna, posou com um fuzil e anunciou que se juntou ao exército do país para lutar contra a Rússia.

Prestes a completar uma semana, os confrontos na Ucrânia têm monopolizado o noticiário internacional e agitado as relações entre países. Em termos de fake news, a coisa estava meio parada até o momento. Porém, o quadro começa a mudar. E, na história de hoje, temos uma história que até a mídia embarcou.

Tudo começou quando a ex-Miss Ucrânia Anastasiia Lenna posou para fotos no Instagram com um suposto fuzil e fez publicações falando sobre defender o país contra a Rússia. A partir da foto, publicações em redes sociais e até algumas notícias apontaram que ela havia se juntado ao Exército da Ucrânia para pegar em armas e lutar. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Ex miss Ucrânia se juntou ao exército ucraniano e alertou que qualquer um que cruze a fronteira com intenção de invadir será m°rto. Essa bota qualquer mªchão de rede social no chão. Versão 2: Miss Ucrânia 2015, lutando junto ao seu exército. Versão 3: Na Ucrânia tem 36.000 mulheres servindo nas forças armadas incluindo a Miss Ucrânia Anastasiia Lenna. Versão 4: Anastasia Lenna, ex Miss Ucrânia, saiu às ruas para lutar contra os russos. A bela ucraniana diz que está disposta a dar a vida para defender seu país.

Miss Ucrânia Anastasiia Lenna se juntou ao exército para lutar contra a Rússia?

É claro que a história, com enredo de filme hollywoodiano, não iria demorar a circular na internet (com a ajuda da mídia, por sinal). Porém, é falsa a informação que aponta que a Miss Ucrânia Anastasiia Lenna se juntou ao exército. Por sinal, a foto não que circula por aí não é “dela lutando” contra a Rússia.

Na realidade, o que houve foi uma interpretação errada da publicação da ex-Miss Ucrânia. Veja o que foi publicado por ela: “22.02.2022 #standwithukraine #handsoffukraine”. A data da foto é de antes do início dos ataques da Rússia contra a Ucrânia. Junto a data, ela coloca duas alternativas: 1) Ficar com a Ucrânia. 2) Deixar a Ucrânia. Já a “arma” que ela mostra é de airsoft. Não se trata de um fuzil “de verdade”.

Como a tese falsa se espalhou com muita força, a própria Anastasiia Lenna esclareceu a informação em outra postagem no Instagram. Ela disse que não é uma militar e que é praticante de airsoft. Ela disse também que fez as publicações para inspirar os ucranianos. Leia o que foi escrito por ela:

NÃO SOU MILITAR, SÓ UM HUMANO Devido a situação atual quero falar! Eu não sou um militar, apenas uma mulher, apenas um humano normal. Apenas uma pessoa, como todas as pessoas do meu país. Também sou jogador de airsoft há anos. Você pode pesquisar no Google o que significa #airsoft. Todas as fotos do meu perfil para inspirar as pessoas. Eu tinha uma vida normal apenas na quarta-feira, como milhões de pessoas. Eu não faço nenhuma propaganda, exceto mostrar que nossa mulher da Ucrânia – forte, confiante e poderosa. Agradeço toda a atenção e apoio ao meu país, a todas as pessoas na Ucrânia que lutamos todos os dias contra a agressão russa. Nós ganharemos!

Nasci e moro em Kiev. Esta é a minha cidade. Ucrânia é meu país Em 24 de fevereiro a Federação Russa pisa em nossas terras e começa a matar civis, mulheres, crianças. O povo ucraniano não tem culpa. Nenhum de nós tem qualquer culpa. Estamos em nossas terras! Falo para todas as pessoas do mundo! Pare a guerra na Ucrânia! Nenhuma pessoa deve morrer! Podemos parar tudo isso juntos. Compartilhe informações sobre a situação. Peça para a Otan fechar o céu! Ajude-nos, povo ucraniano, a parar a agressão russa.

Ou seja: em nenhum momento, a ex-miss Ucrânia se juntou ao Exército do país ou mesmo disse que havia se juntado. O que houve foi a criação de uma narrativa errada com base em publicações com uma arma de airsoft que ela fez na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet