Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Ministro das Finanças da Venezuela é flagrado fazendo compras nos EUA #boato

Ministro das Finanças da Venezuela é flagrado fazendo compras nos EUA #boato

Ministro das Finanças da Venezuela é flagrado fazendo compras nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que o ministro das Finanças da Venezuela, de Nicolás Maduro, é flagrado fazendo compras nos EUA e torrando o dinheiro do povo.

Há algumas semanas, o Boatos.org alertou (na seção A Semana em Fakes) para a “venezualização” de notícias falsas. O objetivo (como aprofundamos no texto) é mostrar o caos na Venezuela (mesmo com informações falsas) e causar temor de que essa situação poderia ocorrer no Brasil se a “esquerda” vencer as eleições de 2022.

Em mais um episódio dessa retórica política baseada em fake news, está circulando na internet um vídeo atribuído ao “ministro das Finanças da Venezuela” fazendo compras nos Estados Unidos. Nas imagens, um homem aborda o suposto “ministro de Maduro” na saída de uma loja de luxo e o persegue enquanto profere xingamentos. Leia algumas das mensagens que circulam junto ao vídeo (que também pode ser visto abaixo):

Versão 1: Ministro das Finanças, de Maduro, atual falida Venezuela, fazendo compras nos EUA e foi reconhecido… Socialismo só pros otários mesmo… Enquanto isso, o Alto Escalão vai torrar dinheiro do povo faminto lá nos Capitalistas, a quem eles mesmo tanto criticam!!! Viva a internet!!! Hahaha.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: *COMUNISMO PRO OTÁRIOS* 🇻🇪 Ministro das Finanças de Maduro, atual falida e arrasada Venezuela, foi flagrado fazendo compras nos EUA. Ele foi reconhecido. Socialismo Comunismo só pros otários mesmo Enquanto isso, a Cúpula= “Alto Escalão” ficam torrando o dinheiro do povo faminto lá nos USA que eles tanto criticam Viva a internet!!!

Ministro das Finanças da Venezuela foi flagrado fazendo compras nos EUA?

Não faltaram pessoas compartilhando o vídeo, xingando a Venezuela e apontando que o Brasil “pode virar uma Venezuela”. Só há um detalhe: o crédito do vídeo está errado. Não se trata do ministro das Finanças da Venezuela no vídeo. Como desmentimos esse mesmo boato em 2020, relembre a nossa análise.

Nem precisamos ir muito longe para sabermos que a pessoa das imagens não é o atual ministro da Economia e Finanças da Venezuela. Se você não sabe, o nome do ministro atual é Simón Zerpa Delgado. Além de ele não se parecer com a pessoa no vídeo, é possível perceber que, no começo do vídeo, o “comprador dos Estados Unidos” é chamado de “Héctor”.

Se acompanharmos com mais detalhes a filmagem, principalmente na hora da discussão com a mulher, podemos perceber que o sujeito é acusado de “colocar pessoas na cadeia” e é descrito como membro do Judiciário da Venezuela. A partir daí, bastaram algumas buscas para descobrirmos que a pessoa das imagens é Héctor Manuela Coronado Flores. Ele foi ministro da “Sala de Cassação Penal” entre 2006 e 2015.

Ao buscar mais detalhes sobre o vídeo, descobrimos que ele virou notícia na Venezuela e em países vizinhos como o Peru. De acordo com o site La República, a pessoa que divulgou as imagens é José Antonio Colina, ex-general venezuelano que está exilado nos Estado Unidos. O El Nacional classificou o vídeo como um “escrache”

Resumindo: a história que aponta que o ministro da Venezuela foi flagrado fazendo compras nos Estados Unidos é falsa. A pessoa que está no vídeo é um ex-ministro do Judiciário do país e é um boato que já foi desmentido aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso