Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Menina sereia é encontrada em praia da África #boato

Menina sereia é encontrada em praia da África #boato

Menina sereia foi encontrada em praia da África, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que uma menina sereia é encontrada quase morta em uma praia na África.

Nos últimos tempos, os boatos do tipo “criatura incrível” foi vista perderam espaço na internet. Não sabemos se isso ocorreu pelo “sufocamento” por outros tipos de fake news (como os sobre política e saúde) ou se porque as pessoas estão com um espírito mais cético. Esta regra foi quebrada pela história que vamos tratar agora.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, algo extraordinário ocorreu na África. Um vídeo mostra o que seria o aparecimento de uma menina sereia em uma praia. Junto ao vídeo, que mostra populares próximos a uma menina com rabo de peixe, circula uma mensagem que diz que ela foi encontrada na África.

“Verdadeira sereia apanhada na África!”, diz uma das mensagens. “Sereia encontrada quase morta na África Do Sul”, aponta outra. Assista ao vídeo:

Menina sereia foi encontrada em praia da África?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças na internet. Porém, não é verdade que houve a tal aparição da “menina sereia” em uma praia da África.

Quando nos deparamos com o caso, ficamos mais do que desconfiados. Isso porque a mensagem tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprove a tal aparição.

Além disso, este tipo de fake news já foi tema de muitas checagens por aqui (no passado era mais). Com a temática sereia, já desmentimos quatro fake news (você pode ver aqui, aqui, aqui e aqui)

Como a história veio da gringa, resolvemos procurar referências em inglês sobre o “mistério”. Não demorou para encontrarmos um desmentido. Um não, aliás, dois.

Depois que a história viralizou online, o site Hitc desmentiu a balela. O site apontou que o vídeo que está viralizando online é um corte de outro vídeo. No original, o site apontou que há um trecho em que é possível ver claramente que a barriga da criança está distante do rabo do peixe. Ou seja: foi uma cena montada.

O Snopes também desmentiu a balela. O site apontou que autoridades locais de países (África do Sul e Quênia) citados como cenário da aparição desmentiram o caso.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma menina sereia foi encontrada na África é falsa. O vídeo não passa de uma armação e o caso foi desmentido por autoridades locais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso