Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Médico mais jovem do mundo é Joshua Beckford, de 14 anos #boato

Médico mais jovem do mundo é Joshua Beckford, de 14 anos #boato

Médico mais jovem do mundo é Joshua Beckford, de 14 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O nigeriano Joshua Beckford, de 14 anos, se formou pela Universidade de Oxford em medicina e é o médico mais jovem do mundo. Ele tem autismo.

A pandemia da Covid-19 fez com que os médicos de todo o mundo ganhassem prestígio. Afinal, eles são de suma importância e estão na linha de frente no combate à pandemia. Neste cenário, uma notícia está viralizando em redes sociais de países lusófonos (por exemplo, Brasil, Angola, Portugal, Moçambique).

A mensagem aponta que um nigeriano de 14 anos chamado Joshua Beckford é o médico mais novo do mundo. O garoto, que foi diagnosticado com autismo, se formou pela conceituada Universidade de Oxford (no Reino Unido). A mensagem aponta, ainda, que ele iniciou a faculdade com 6 anos e com 3 anos já falava japonês. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

O MÉDICO MAIS NOVO DO MUNDO TEM 14 ANOS DE IDADE. Joshua Beckford, britânico de origem nigeriana, é o mais novo médico (neurocirurgião) do mundo, depois de concluir o curso na “Oxford University”, do Reino Unido. Diagnosticado com autismo com apenas três anos, mesma idade em que aprendeu a falar japonês, o Caçule foi matriculado num programa para superdotados e com quatro anos, o pequeno génio já havia criado o seu primeiro software, um simulador de remoção de órgãos humanos. Joshua tem atualmente 14 anos, tendo iniciado a faculdade com 6 anos, Beckford concluiu com distinção os cursos de Filosofia e História daquela instituição de ensino superior, fundada em 1096. Joshua está na boca do mundo, um filho de imigrantes nigerianos, um orgulho para a Mãe África.

Médico mais jovem do mundo é Joshua Beckford, de 14 anos?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A mensagem circulou com muita força em redes sociais e até em alguns sites de Brasil, Angola, Portugal e Moçambique. Por isso mesmo que estamos aqui para apontar que, apesar dos feitos de Joshua Beckford serem notáveis, o garoto não é o médico mais novo do mundo.

Na realidade, bastou fazer uma busca pela história do nigeriano em fontes confiáveis para descobrir que há um certo exagero na informação. Na página do prêmio National Diversity Awards, há a descrição de que o garoto, de fato, entrou em Oxford com 6 anos para estudar Filosofia e História por meio de um programa especial da universidade. Nesta entrevista na BBC da Nigéria, é dito que ele se formou com 14 anos, em 2019, em Oxford. E foi aí que começou a confusão.

Foi em uma dessas entrevistas que surgiu a informação de que Joshua disse que tinha o desejo de se tornar um neurocirurgião. Ou seja: o garoto nigeriano tem o desejo de se tornar um médico, mas não se formou como médico em Oxford.

No meio de toda a história, resolvemos buscar pelo nome de quem foi a pessoa mais jovem a ser formar em medicina. De acordo com o Guiness Book (Livro dos Recordes), o título é do norte-americano de origem indiana Balamurali Ambati. Ele se formou em medicina com 17 anos e 294 dias pela escola de Medicina Mount Sinal (de Nova York) em 1995.

Resumindo: apesar da história de Joshua Beckford ser incrível, não é verdade que ele se formou em medicina com 14 anos pela Universidade de Oxford. O plano de ser médico está na mente do garoto, mas o diploma dele é, por enquanto, de Filosofia e História.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK