Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Maior cobra sucuri do mundo foi encontrada na África após matar 257 pessoas #boato

Maior cobra sucuri do mundo foi encontrada na África após matar 257 pessoas #boato

Boato – Forças britânicas encontraram a maior sucuri do mundo na África. A cobra tinha 134 metros, 2067 kg, matou 257 pessoas e demorou 37 dias para ser morta.

Olha a cobra! É mentira! Se você acompanha o Boatos.org desde a nossa criação (lá por meados de 2013), sabe que a combinação cobra e mentira sempre aparece na internet. E, no caso de hoje, a história (e a imagem) é “muito forte”.

De acordo com um texto que viralizou em mensagens no Facebook, a maior cobra sucuri do mundo foi encontrada na África pelo Comando Real Britânico. O animal, mostrado em uma foto, teria matado 257 pessoas, teria 134 metros de comprimento e demorou 37 dias para ser morto. Leia a mensagem (acompanhada de uma foto daquelas):

“A maior sucuri do mundo encontrada na África. Ela matou 257 humanos e 2325 animais. Tinha 134 metros de comprimento e 2067 kgs. Os comandos britânicos reais da África demoraram 37 dias para fazê-la morrer.”

Maior cobra sucuri do mundo foi encontrada na África após matar 257 pessoas?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O que não faltou foi gente compartilhando a tal história na internet. Mas será mesmo que a tal cobra da foto foi uma sucuri encontrada na África por tropas do Reino Unido? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já entrega a farsa. Ela tem características de boatos (vaga, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável) e é acompanhada de uma foto que, além de ser uma montagem tosca (dá para ver que as coisas não se encaixam direito na imagem), já foi usada em outro boato sobre cobra (na ocasião, a cobra teria sido encontrada no Pará).

Para além disso, a mensagem carrega algumas informações absurdas. A primeira e mais óbvia é que cobras da espécie sucuri não são encontradas na África. Esse tipo de cobra é encontrada apenas na América do Sul (principalmente no Brasil e Bolívia). O segundo absurdo está em falar em “comando real britânico” e mostra apenas homens sem uniforme. O terceiro está no conjunto da obra dos números apresentados (destaque para os 39 dias que demorou a morrer).

Só para terminar, fizemos uma busca sobre qualquer registro sobre a cobra encontrada na África. Além de não encontrar nada em fontes confiáveis, descobrimos uma versão da balela com um elemento “mais forte ainda”. Nesta versão, em inglês, a sucuri teria sido encontrada no Rio Amazonas (na África). É dose!

Resumindo: a história que aponta que a maior sucuri do mundo foi encontrada na África é falsa. A mensagem usa uma imagem que já foi utilizada em outro boato, não faz o mínimo sentido e é recheada de informações que “forçam a amizade”. Balela clássica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.