Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Maduro mandou prender equipe médica que recebeu ajuda humanitária #boato

Maduro mandou prender equipe médica que recebeu ajuda humanitária #boato

Boato – Vídeo mostra médicos que aceitaram ajuda humanitária do Brasil sendo presos e arrastados por forças do regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

Se tem uma situação que está mexendo com o “instinto político” do brasileiro é a questão da Venezuela. Já se sabe que o país está em um clima conturbado por causa da crise política e econômica. O que nem todos sabem é que algumas situações ruins estão sendo “um pouquinho aumentadas” na internet. É o caso de vídeos que estão circulando aqui no Brasil sobre o nosso vizinho.

Hoje vamos falar sobre cenas que mostram médicos sendo arrastados para fora de um hospital por forças de segurança. De acordo com mensagens que acompanham os vídeos, seriam médicos que aceitaram ajuda humanitária do Brasil e de Bolsonaro. Leia mensagens que circulam online e assista ao vídeo.

Versão 1: Nicolás Maduro mandou prender equipe médica que recebeu ajuda humanitária ( poucos Remédios ) nas ambulâncias foi ao Brasil e voltou para a Venezuela.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Isso é o Socialismo mostrando sua verdadeira face Nicolás Maduro mandou prender equipe médica que pediu ajuda humanitária… Versão 3: URGENTE: FACÍNORA!! Nicolás Maduro mandou prender equipe médica que pediu ajuda humanitária para seus pacientes que estão entre a vida e a morte. Ajudem a divulgar para que esse Ditador seja preso o mais rápido possível.

Maduro mandou prender equipe médica que recebeu ajuda humanitária?

Muita gente começou a compartilhar a mensagem por aí. Mas será mesmo que o vídeo retrata pessoas que aceitaram a ajuda humanitária do Brasil sendo presas? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Só o fato de uma mensagem impactante estar atrelada a uma denúncia sobre a Venezuela e essa denúncia não ter chegado à grande mídia (que está fazendo uma cobertura intensa sobre o tema) já nos deixa desconfiados. A desconfiança só aumenta quando juntamos isso ao fato de o texto ser vago, ter caráter alarmista, erros de português, não citar fontes confiáveis e ter pedido de compartilhamento.

As desconfianças viraram certeza quando buscamos pela origem das imagens. De fato, a filmagem foi feita na Venezuela e tem relação com Maduro. Porém, ela não é recente e tampouco tem a ver com a ajuda humanitária enviada para lá.

Em maio do ano passado, médicos do hospital Adolfo Pons, em Zulia, estavam fazendo um protesto contra a falta de medicamentos. Em meio às manifestações, membros da força de segurança os prenderam. A ação (desproporcional como mostram as imagens) foi filmada e viralizou nas redes sociais. Os médicos foram soltos no dia seguinte.

Resumindo: a história que mostra que Maduro mandou prender médicos que receberam ajuda humanitária do Brasil é falsa. As imagens mostram, na realidade, médicos presos na Venezuela durante um protesto no ano passado. Vídeo real, história falsa.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.