Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Nicolás Maduro tenha sido apedrejado na Venezuela em 2023 e ficado ferido

É falso que Nicolás Maduro tenha sido apedrejado na Venezuela em 2023 e ficado ferido

Maduro foi apedrejado em desfile na Venezuela e ficou ferido em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Presidente da Venezuela Nicolás Maduro ficou ferido após ser apedrejado em desfile de 2023.

  Análise

Agora, às vésperas do dia 7 de setembro, começam a circular mensagens que ajudam a sugerir uma insurreição contra o governo atual (fiquemos alertas). A mais nova aponta para algo que teria ocorrido na Venezuela em 2023.

Com tom sugestivo, perfis estão viralizando um vídeo que mostra o presidente Nicolás Maduro ferido junto com uma notícia que sugere que ele teria sido apedrejado durante um desfile. Como mensagens citam que “agora é o fim da esquerda na Venezuela”, há a sugestão de que o episódio teria ocorrido recentemente. Leia algumas das mensagens que estão circulando junto ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Maduro Apedrejado em Desfile na Venezuela – Fim Da esquerda Na Venezuela… O povo venezuelano começou a atacar o demônio…. Agora que um certo carniça não bota os pés no chão em 7 de setembro mesmo se isso for verdade ele deve estar com o rugoso nas mãos com medo de tomar uma pesdrada.

Versão 2: Maduro agora cai do pé Foi apedrejado por populares Graças a Deus mudanças estão chegando Versão 3: Se essa moda pega, tem um monte de Corruptos que não teriam paz. Maduro Apedrejado em Desfile na Venezuela – Fim Da esquerda Na Venezuela… O povo venezuelano começou a atacar o demônio….

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Nicolás Maduro ficou ferido após ser apedrejado na Venezuela? 2) É verdade que Nicolás Maduro foi apedrejado na Venezuela em 2023? 3) Ocorreu o “fim da esquerda” no país?

É verdade que Nicolás Maduro ficou ferido após ser apedrejado na Venezuela?

Não é verdade. Na realidade, a suposta imagem de Maduro com a cabeça enfaixada e marcas de sangue não passa de uma montagem grotesca. Não há qualquer registro público em fontes confiáveis que mostre o presidente da Venezuela ferido.

É verdade que Nicolás Maduro foi apedrejado na Venezuela em 2023?

Também é falso. Os vídeos que estão circulando junto com à imagem falsa de Maduro ferido é de um incidente de 2017. Na ocasião, algumas pessoas tentaram o atingir com ovos e pedras. Ele não foi atingido e cinco pessoas foram presas. Essa matéria fala sobre o incidente:

Ocorreu o “fim da esquerda” no país?

Não. Apesar de ser considerada uma ditadura, não é verdade que houve o “fim do governo de Maduro na Venezuela”. Como o ataque não ocorreu neste ano, também não é o vídeo que vai apontar para isso.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Nicolás Maduro tenha sido atingido por pedras e ficado ferido em 2023. O ataque é antigo e não atingiu o presidente da Venezuela. O que é real é que estamos vendo alguém tentando incitar um lobo solitário no 7 de setembro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm