Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que Justin Trudeau seja filho de Fidel Castro

É falso que Justin Trudeau seja filho de Fidel Castro

Justin Trudeau (primeiro-ministro do Canadá) é filho de Fidel Castro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau é filho do ex-presidente de Cuba Fidel Castro. 

Análise

Não é de hoje que circula na internet uma teoria da conspiração das mais malucas. Ela aponta uma ligação entre o primeiro-ministro do Canadá e Fidel Castro (ex-presidente e ditador de Cuba).

De acordo com a mensagem Justin Trudeau seria nada menos do que filho de Fidel Castro. A prova estaria na semelhança física entre eles e no fato de ele ser um “comunista”. Leia alguma das mensagens que circulam online:

Versão 1: Justin Trudeau é Filho de Fidel Castro!!! 1)E se eu disser para vcs que o 1°Ministro Canadense Justin Trudeau é na verdade o filho bastardo de Fidel Castro? Segue a thread

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Putin é um assassino maníaco. O pai de Justin Trudeau também… Fidel Castro. Isso não significa que um jornalista não possa entrevistá-los. Quero dizer, Barbara Walters nunca recebeu nenhuma porcaria nesta entrevista!!!! Ela foi considerada corajosa. Versão 3: O Presidente do Canadá Justin Trudeau é filho de FIDEL CASTRO‼️

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Justin Trudeau é filho de Fidel Castro? 2) Justin Trudeau é um comunista ou parecido com Fidel Castro? 3) De onde surgiu esta teoria?

É verdade que Justin Trudeau é filho de Fidel Castro?

É falso. Justin Trudeau é filho do ex-primeiro-ministro do Canadá Pierre Trudeau e de Margareth. Não há qualquer ligação de paternidade entre o político canadense e Fidel Castro.

De onde surgiu esta teoria?

Há três elementos que justificariam a teoria. O primeiro é uma foto de Margareth com Fidel Castro (que, de acordo com a mensagem, teria sido tirada antes do casamento dela com Pierre). O segundo seria o “fato” de Justin Trudeau ter nascido com menos de nove meses após o casamento entre Pierre e Margareth. O terceiro seria pela suposta semelhança.

Os dois primeiros elementos apontados como “provas” são falsos. A foto de Margareth com Fidel é de 1976, cinco anos depois do casamento entre o ex-primeiro-ministro do Canadá e a mãe dele

O segundo também é falso. De acordo com artigos de checagem (como este), Justin Trudeau nasceu mais de nove meses após o casamento entre seus pais.

Justin Trudeau é um comunista ou parecido com Fidel Castro?

A semelhança é uma questão subjetiva. De fato, ele pode lembrar Fidel Castro. Mas a partir daí, dizer que é filho não passa de ilação. Sobre o “comunismo”, temos mais uma forçada de barra. Não é possível dizer que ele é “um comunista”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Justin Trudeau seja filho de Fidel Castro. História surgiu do nada e não passa de diversas ilações baseadas em informações falsas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).