Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo que está circulando não é de “arma antimíssil” a laser que está no Domo de Ferro de Israel

Vídeo que está circulando não é de “arma antimíssil” a laser que está no Domo de Ferro de Israel

Israel lança arma antimíssil a laser no Domo de Ferro, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Israel produziu uma arma antimíssil a laser que está no Domo de Ferro. Vídeo mostra ação. 

  Análise

Um vídeo impressionante tem chamado atenção na internet. Nas imagens, supostos foguetes enviados pelo Hamas (ou por algum grupo que ataca Israel) são interceptados pelo chamado Domo de Ferro (sistema de defesa de Israel). O mais impressionante de tudo está no fato de a interceptação ter sido feita com raios laser.

Junto ao vídeo, é dito que se trataria de um novo sistema de defesa de Israel e que o vídeo seria de uma situação real de interceptação de foguetes no país. Leia algumas das mensagens que estão circulando online e assista ao vídeo:

Versão 1: Arma antimissel a LASER!!! Uma coisa que Israel esta muito a frente no Oriente Medio se chama TECNOLOGIA. Versão 2: 🇮🇱☄️IRON DOME UPGRADE: Supostamente o primeiro uso de sistemas antiaéreos a laser por Israel. Postagem da arma nos storys Versão 3: ISRAEL TESTA COM SUCESSO SUA PRIMEIRA ARMA ANTIMÍSSEIS A LASER.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Israel adotou um sistema de laser para interceptar foguetes do Hamas no Domo de Ferro? 2) Qual é a origem do míssil que mostraria o laser de Israel interceptando foguetes? 3) Como funciona o sistema de defesa do Domo de Ferro?

É verdade que Israel adotou um sistema de laser para interceptar foguetes do Hamas no Domo de Ferro?

Não é verdade. O sistema Domo de Ferro é responsável por grande parte da defesa de Israel contra foguetes disparados pelos inimigos. Porém, o sistema não se utiliza de raios laser para interceptar os foguetes.

Qual é a origem do míssil que mostraria o laser de Israel interceptando foguetes?

O que explica o vídeo é algo bem simples. Conforme aponta este artigo em inglês da Reuters, trata-se de um vídeo de um jogo de videogame chamado Arma 3. O vídeo, inclusive, consta no canal do YouTube do jogo e, de fato, é uma simulação de como seria o Domo de Ferro com lasers. Assista:

Como funciona o sistema de defesa do Domo de Ferro?

O Domo de Ferro é um sistema que identifica, por meio de um radar, a chegada de foguetes, calcula a rota deles e dispara mísseis que, se for justificado, merece ser interceptado. Parte do financiamento do sistema é por conta dos EUA e a taxa de sucesso, de acordo com esta matéria, é de 95,6%.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo que está circulando online seja de um sistema de interceptação com o uso de lasers por parte de Israel. O Domo de Ferro é eficaz, mas o vídeo que está viralizando é de um jogo de videogame.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)