Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Irã resolve expulsar embaixador do Brasil por causa de conflitos #boato

Irã resolve expulsar embaixador do Brasil por causa de conflitos #boato

Irã resolveu expulsar embaixador do Brasil por causa de conflitos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Embaixador do Brasil no Irã, Rodrigo Azeredo, é expulso do país por Brasil apoiar os Estados Unidos em conflito no Oriente Médio.

As declarações do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, no dia 8 de janeiro de 2020, pareceram acalmar os ânimos de norte-americanos e iranianos. Com isso, a preocupação dos líderes mundiais com uma possível guerra mundial também parece ter diminuído.

Mas se a situação está mesmo controlada ou não, isso só o tempo irá dizer. Até o momento, o Irã revidou o ataque dos Estados Unidos (EUA) e causou explosões perto da embaixada estadunidense, em Bagdá, no Iraque.

E de acordo com uma história que invadiu as redes sociais, o Irã tem sido bastante rigoroso em relação às embaixadas no país. Segundo publicações, o Irã teria expulsado o embaixador do Brasil, Rodrigo Azeredo, por, supostamente, as terras tupiniquins apoiarem os Estados Unidos no conflito que atinge o Oriente Médio. Confira:

Irã expulsa embaixador brasileiro. O governo iraniano declarou que ia exigir a retirada do embaixador brasileiro no país, dentro do normal processo diplomático. Logo após o assassinato de Qassem Soelimani, uma onda de revolta tomou conta do Irã, motivando várias medidas, uma delas a expulsão de vários embaixadores de países que se colocaram como apoiadores do governo dos Estados Unidos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, expressou apoio à decisão de Donald Trump de atacar as forças iranianas no Iraque. Logo depois da declaração, o governo iraniano declarou que ia exigir a retirada do embaixador brasileiro no país, dentro do normal processo diplomático […]

Irã resolveu expulsar embaixador do Brasil por causa de conflitos?

A história surgiu em diversos sites contrários a Bolsonaro e acabou tomando conta das redes sociais. Mas será que essa história de que o embaixador brasileiro Rodrigo Azeredo teria sido expulso do Irã é verdade? Não!

Vamos aos fatos! É fato que no dia 3 de janeiro de 2020, o Itamaraty emitiu uma nota polêmica sobre o ataque dos Estados Unidos ao Irã, em Bagdá, no Iraque. No comunicado, o Itamaraty disse apoiar o combate ao terrorismo e afirmou que o Brasil “não pode permanecer indiferente a essa ameaça”.

Depois da nota polêmica, no dia 6 de janeiro de 2020, o governo do Irã, de fato, convocou o embaixador do Brasil, Rodrigo Azeredo, para explicar o teor do comunicado. Foi nesse momento que boatos sobre uma possível expulsão do embaixador Rodrigo Azeredo começaram a circular.

Entretanto, o embaixador Rodrigo Azeredo está de férias. Com isso, o Ministério de Relações Exteriores do Irã convocou a encarregada de Negócios do Brasil em Teerã, Maria Cristina Lopes, para a reunião. Na época, o Itamaraty disse que o teor da conversa era reservado e não seria divulgado à imprensa.

Dado ao momento delicado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil resolveu cancelar a reunião e esperar o retorno do embaixador brasileiro Rodrigo Azeredo ao Irã. Até mesmo para mostrar equilíbrio e que o país se preocupa com a questão.

No meio de toda essa história, a equipe do Boatos.org não encontrou nenhuma informação sobre uma possível expulsão do embaixador Rodrigo Azeredo do Irã em fontes oficiais ou confiáveis. Uma notícia como essa certamente teria destaque internacional. Nem mesmo notícias sobre possíveis sanções entre os países. Vale ressaltar que o presidente Jair Bolsonaro declarou que vai manter os acordos comerciais com o Irã.

Em resumo: a história que diz que o embaixador brasileiro Rodrigo Azeredo teria sido expulso do Irã pelo Brasil apoiar os Estados Unidos é falsa! Não existe nenhuma notícia que indique que Azeredo tenha sido expulso do Irã. Ou seja, esse foi um chute de quem estava torcendo contra o governo de Bolsonaro, mas errou. A informação é boato. Até a próxima!

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u