Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Hospital San Juan de Dios ganhará 5 centavos por visualização de vídeo com Macaco #boato

Hospital San Juan de Dios ganhará 5 centavos por visualização de vídeo com Macaco #boato

Boato – Campanha do cantor Macaco junto com hospital San Juan de Dios ganha 5 centavos por cada visualização de vídeo que foi gravado no departamento de oncologia. 

Existem muitas histórias falsas na internet que não são, por assim dizer, “más”. Quer dizer, não são necessariamente compartilhadas com más intenções. O que acontece é que nem todas boas intenções resultam em algo que seja bom. Aí que mora o perigo de muitas campanhas e mensagens virais.

As supostas boas iniciativas “do bem” compartilhadas na internet acabam repetindo e alcançando milhões de pessoas. Porém, isto não significa que elas sejam verdadeiras. Hoje vamos falar de um caso da Espanha e que foi retratado no Hablillas.org (parceiro do Boatos.org). Trata-se de uma campanha de apoio a crianças com câncer que está sendo compartilhada em redes sociais (nada muito diferente do que acontece por aqui).

Uma mensagem que fala de um vídeo gravado pelo cantor espanhol Macaco em sociedade com o Hospital San Juan de Dios, localizado em Barcelona, está sendo muito compartilhada na internet. Apesar de o vídeo (feito com funcionários e pacientes da ala contra o câncer da instituição para pedir doações) ser antigo, estão falando que o hospital vai ganhar cinco centavos por cada visualização no Youtube. Leia texto que circula online (em espanhol):

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

 

Reproducción del mensaje sobre la falsa campãna que dona 5 centavos al Hospital San Juan de Déu
Print da notícia falsa que fala que hospital vai ganhar cinco centavo por vídeo no Youtube

Hospital San Juan de Dios ganhará 5 centavos por cada visualização de vídeo com cantor Macaco

Para as pessoas que estão compartilhando a história acreditando que se trata de uma boa ação que vai trazer resultados, só nos resta dizer “que pena”, porque ela é falsa. Mesmo que o vídeo seja real e tenha sido gravado por Macaco no Hospital Sant Joan de Déu (e não San Juan de Dios) não há nenhum dinheiro ganho ou enviado pelo material visualizado no Youtube. Vamos entender melhor.

Primeiro, é importante saber que o cantor Macaco, de fato, gravou um vídeo junto com os funcionários do hospital. O vídeo foi gravado em 2012 e desde então estão falando sobre doação por compartilhamento.

De tantas vezes que a mensagem foi repetida, o próprio cantor resolveu desmenti-la. Macaco publicou, em maio deste ano, um post no Facebook esclarecendo a história. Ele informou sobre a origem do vídeo e todo o resultado (com doações, inclusive). Ele também desmentiu a informação de que o hospital Sant Joan de Dios ganharia cinco centavos por view. Confira o desmentido aqui. 

Se não bastasse isso, nunca é demais falar que a mensagem compartilhada traz as principais características de boatos. Pede compartilhamento, tem caráter emocionado e deixa as informações vagas. Por fim, vale dizer que se você quiser, de fato, ajudar esta causa, pode fazer da maneira certa no site da instituição. 

Resumindo: visualizar o vídeo do Hospital Sant Joan de Déu (ou San Juan de Dios) e nenhum outro vídeo na internet não vai garantir doação de cinco centavos. A história é um boato. Até porque, se o hospital tivesse ganhado cinco centavos por visualização, estaria com 700.000 em dinheiro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.