Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Homem previu terremoto na Turquia e disse que haverá um terremoto no Brasil (São Paulo) nos próximos dias #boato

Homem previu terremoto na Turquia e disse que haverá um terremoto no Brasil (São Paulo) nos próximos dias #boato

Homem previu terremoto na Turquia e disse que haverá um terremoto no Brasil (São Paulo) nos próximos dias, diz boato

Boato – Sismólogo previu terremoto na Turquia e afirmou que Brasil vai ser atingido por um mega terremoto em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O terremoto que atingiu que a Turquia e a Síria no dia 6 de fevereiro de 2023 causou milhares de mortes e deixou um verdadeiro rastro de destruição. O tremor de magnitude 7,5 causou a morte de mais de 50 mil pessoas.

No total, cerca de 20 milhões de habitantes foram atingidos pelo terremoto. E de acordo com as autoridades, a negligência do Estado teve um fator decisivo no número de vítimas. Isso porque as autoridades constataram que diversas normas de segurança  e prevenção não foram cumpridas.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o terremoto da Turquia teria sido previsto por um homem. Segundo a publicação, o mesmo homem, que seria um sismólogo, teria feito uma nova previsão. Ainda segundo a história, ele teria previsto que outros quatro mega terremotos iriam acontecer em diversas partes do mundo, como no Japão, na China e no Brasil. De acordo com a publicação, o homem teria previsto que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais seriam os mais atingidos. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

“SISMÓLOGO QUE PREVIU TRÊS DIAS ANTES DE ACONTECER O TERREMOTO NA TURQUIA ALERTA QUE IRÁ ACONTECER MAIS 4 MEGA TERREMOTOS. ELE DIZ QUE NA TURQUIA ACONTECERÁ UM TERREMOTO  DE 8.4 DE MAGNITUDE. O SEGUNDO TERREMOTO SERÁ NO JAPÃO DE 7.5 DE MAGNITUDE. E OUTRO ACONTECERÁ NA CHINA DE 7.1 DE MAGNITUDE. E O SEGUNDO MAIOR ACONTECERÁ NO BRASIL DE 8.1 DE MAGNITUDE. QUE PODERÁ ARRAZAR SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS. AS CIDADES MAIS AFETADAS DE SÃO PAULO SERÁ BARUERI, SAO JOSÉ DO RIO PRETO, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. TAUBATÉ E SÃO PAULO CAPITAL”.

Homem previu terremoto na Turquia e disse que haverá um terremoto no Brasil (São Paulo) nos próximos dias?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e já está deixando muita gente preocupada com a notícia. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas.

Ao procurar por mais informações sobre a história, descobrimos que ela é, no mínimo, contraditória. O primeiro detalhe que coloca a história em cheque é a suposta previsão do terremoto na Turquia. De acordo com um site local, o homem divulgou um vídeo dias antes da tragédia. Segundo o site, o homem afirmou que a Turquia iria enfrentar um grave terremoto, após uma análise da geometria dos planetas e outros corpos celestes. Acontece que esse tipo de método não é nada científico. Na época, especialistas da área afirmaram que o homem se tratava de um charlatão.

Além disso, é impossível prever a hora e a data exata em que um terremoto irá acontecer. O Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS) já divulgou um comunicado onde diz ser impossível precisar um grande terremoto. De acordo com a instituição, só é possível calcular a probabilidade de ocorrência de um terremoto significativo em uma área específica e em um determinado intervalo de tempo.

Se isso não bastasse, o assunto acabou desmentido em serviços de fact-checking dos Estados Unidos. De acordo com o Snopes, além do homem que fez previsão não ser cientista, ele também já fez outras previsões que acabaram sendo desmentidas pelo serviço de checagem. Já o site NPR enfatizou a impossibilidade de se prever um terremoto e ainda destacou que o homem é conhecido por ser um entusiasta amador e místico de terremotos.

Mesmo que o cidadão em questão fosse um visionário, há mais um detalhe: ele não fez qualquer previsão sobre um terremoto gigantesco no Brasil. Ou seja, não existe nenhuma previsão sobre o Brasil, uma vez que o país sequer foi citado pelo homem.

Em resumo: a história que diz que o homem que previu o terremoto na Turquia também afirmou que o Brasil será afetado por um terremoto nos próximos dias é falsa! De fato, o homem fez uma previsão poucos dias antes da tragédia. Entretanto, ele não é cientista e apenas usou métodos não científicos em sua previsão. Por fim, o Brasil não foi citado na publicação. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: