Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Homem é atingido pela porta de um elevador #boato

Homem é atingido pela porta de um elevador #boato

Boato – Homem sofre um acidente na porta do elevador.

Não é de hoje e nem apenas por causa das redes sociais que as pessoas compartilham fotos e vídeos de acidentes. Afinal, não há um dia em que imagens desse tipo não sejam visualizadas e divulgadas por aí. Aliás, já desmentimos algumas dúzias de vezes histórias com o mesmo enredo. Hoje vamos falar de mais uma delas.

Circula no Facebook e WhatsApp a informação de que um homem teria sido atingido ao tentar segurar o elevador. Não por acaso, a mensagem adverte: “esse é um bom motivo para que você não tente evitar a partida de um elevador”. Leia o que diz a mensagem (o vídeo você verá mais tarde):

Versão 1: Esse é um bom motivo para que você não tente evitar a partida de um elevador, como todos fazem, colocando o braço entre as portas. Oriente a todos que você conhece. Não façam mais isto! #ficaadica

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: UTILIDADE PÚBLICA! PESSOAL TODO APARELHO ELETRÔNICO DA DEFEITO E O SENSOR ELETRÔNICO DO ELEVADOR TAMBÉM,., OS AVIÕES QUE SÃO FABRICADOS COM TODA TECNOLOGIA DA DEFEITO E CAI NÃO COLOQUE A MÃO OU O BRAÇO PARA TENTAR SEGURAR A PORTA PARA OUTRA PESSOA QUE SE APROXIMA DO ELEVADOR PORQUE O SENSOR TAMBÉM DÁ DEFEITO.

Homem teve o braço arrancado pela porta de um elevador?

O alerta e as imagens deixaram muita gente preocupada. Mas será mesmo que um homem sofreu o acidente na porta de um elevador? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

De cara, achamos a história muito estranha. Afinal de contas, além da mensagem não indicar onde e com quem o episódio aconteceu, a porta do elevador é estranha. Pois bem, ao buscarmos informações sobre o caso, chegamos a uma notícia boa e uma notícia ruim.

Comecemos pela ruim: se, por acaso, o sensor apresentar defeito, de fato, a pessoa corre o risco de ficar com o braço preso na porta do elevador. Isso pode acontecer por falta de manutenção adequada e pelo mau uso do elevador. Vale dizer que já aconteceram alguns casos, como mostra essa matéria do Diário do Nordeste.

A boa notícia é que o vídeo é falso. Embora muitos não tenham notado, ao final do vídeo há um endereço. Nele, é possível chegar a origem do vídeo que, na verdade, faz parte da propaganda publicitária do livro “The Power Of Nice: How to Conquer the Business World with Kindness” (O Poder de ser legal: como conquistar o mundo dos negócios com bondade). O livro, lançado em 2006, por Linda Kaplan Thaler e Robin Koval, narra experiências do mundo dos negócios. Por sinal, o vídeo é parte de uma série de comerciais para promover o livro. Veja no vídeo:

Resumindo: não é mentira que há riscos em elevadores (como em qualquer outro lugar), mas as imagens são, no mínimo, exageradas. Ou seja, a história de acidente em questão é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.