Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Homem morreu de ataque cardíaco em Israel por causa da vacina contra Covid-19 #boato

Homem morreu de ataque cardíaco em Israel por causa da vacina contra Covid-19 #boato

Homem morreu de ataque cardíaco em Israel por causa da vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Homem que morreu duas horas após tomar vacina da Pfizer em Israel faleceu por causa de efeitos colaterais. 

Se tem uma coisa que não sentiremos saudades de 2020, essa (com certeza!) são as fake news sobre as vacinas contra a Covid-19. Entra dia, sai dia e as informações falsas (e absurdas) sobre o imunizante seguem circulando por aí.

Dessa vez, uma história que viralizou nas redes sociais dá conta de que um homem teria morrido de ataque cardíaco em Israel por causa da vacina contra a Covid-19. Toda a história começou após a divulgação (real) de que um homem teria morrido 2 horas depois de tomar a vacina contra a Covid-19.

Prints da notícia foram acompanhados de algumas mensagens que culpavam ou, pelo menos, levantavam dúvidas sobre a vacina: “Homem morre de ataque cardíaco duas horas após tomar vacina contra Covid-19. Não se sabe se a morte tem relação com vacinação”, dizia uma delas.

Homem morreu de ataque cardíaco em Israel por causa da vacina contra Covid-19?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

É claro que a informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, a história não é bem assim.

Fomos buscar mais informações sobre o caso e descobrimos que a notícia da morte do israelense por ataque cardíaco, de fato, é real. Entretanto, a morte do homem não tem nada a ver com a vacina contra a Covid-19.

Na verdade, a péssima escolha do título em português acabou gerando toda a desinformação. Tão logo o caso ocorreu, o Ministério da Saúde de Israel iniciou as investigações para apurar se a morte teria alguma relação com a vacinação. Entretanto, no mesmo dia do incidente, o ministro da Saúde de Israel informou que investigações preliminares não conseguiram apontar nenhuma relação entre a morte e a vacina.

Se isso não fosse suficiente, a própria família do homem morto se pronunciou e confirmou que o incidente não tem nenhuma ligação com a vacina. Segundo os familiares, o homem de 75 anos já sofria de problemas de saúde e, inclusive, já havia sofrido outros ataques cardíacos antes do incidente.

Em resumo: a história que diz que um homem morreu de ataque cardíaco, em Israel por causa da vacina contra a Covid-19 não procede! A história mistura informações reais com ilações completamente falsas. O homem de 75 anos, de fato, morreu em Israel após sofrer um ataque cardíaco. Ele também tomou a vacina contra a Covid-19 duas horas antes do incidente. Apesar disso, a vacina nada tem a ver com a situação. O ministro da Saúde de Israel e os familiares do homem afirmaram que ele sofria de problemas cardíacos e já havia sofrido outros ataques cardíacos no passado. Os títulos das matérias em português também não ajudaram em nada e levaram muita gente a acreditar que uma coisa (a morte do homem) tinha relação com a outra (a vacina).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK