Homem cai do céu (ou de avião) em estacionamento, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que homem cai do céu. Alguns dizem que ele caiu do avião. Outros dizem que é um milagre.

Uma das maiores fascinações do ser humano é com o céu e todos os seus mistérios ainda não revelados. E quando o assunto são coisas que simplesmente caem do céu, o frisson é ainda maior: um meteorito? Um pedaço de satélite? Não importa. “A coisa” que cai sempre deixa o ser humano intrigado.

Bem, e quando o que cai do céu não é nada que, de regra, naturalmente está lá? Pois é, a história de hoje conta um caso, no mínimo, muito bizarro. O motivo? O vídeo que acompanha a publicação mostra um homem que teria “caído do céu”.

Segundo as postagens que começaram a circular nas redes sociais, o vídeo mostraria o momento exato em que um homem teria caído dos céus sem explicação. “Homem cai do céu do nada, e não sabemos como isso aconteceu? Alguém explica isso?”, diz a mensagem. Em algumas versões, se afirma que o homem teria saltado de um avião e o paraquedas não abriu: “Esse é o homem q caiu do céu mas ninguém sabe dizer como q ele caiu será q foi de paraquedas ou de um avião sera q ele estava sem o cinto de seguranças”.

Vídeo mostra homem que caiu do céu (ou de avião) em estacionamento?

As publicações causaram verdadeiro frisson na internet, justamente pelo conteúdo do vídeo, que mostram cenas fortes. E, por motivos óbvios, não vamos publicar as imagens aqui também. Mas a pergunta que não quer calar é: será que o vídeo realmente mostra um homem caindo dos céus sem mais, nem menos? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Para começo de história, a mensagem apresenta as principais características de boatos online: é vaga, alarmista, possui erros de português e não apresenta fontes confiáveis (na realidade, não apresenta nenhuma fonte, apenas “jogando a informação no ar”).

Resolvemos, então, procurar sobre o caso na internet. Mas ao buscar por alguma informação sobre alguém que tenha caído do céu, nada encontramos. Ou melhor, encontramos apenas outras fake news já desmentidas pelo Boatos.org, como o caso do anjo que caiu do céu.

Vale ressaltar que não existe nenhuma lógica em alguém caindo do céu (geralmente, existe uma explicação bem óbvia para casos assim). Apesar disso, pouca gente leva esse argumento em consideração na hora de compartilhar (e acaba repassando a fake news).

Após esse “briefing”, resolvemos buscar pela origem do vídeo e descobrimos que a história é muito mais simples do que imaginamos. O vídeo foi feito na cidade de Vladivostok, na Rússia. Na realidade, o homem que aparece no vídeo estava se pendurando em fios de alta tensão, acabou se desequilibrando e caiu. O vídeo completo mostra o momento em que o homem ainda estava pendurado.

Segundo um site russo de notícias locais, o homem estava tentando atravessar dois prédios quando caiu e veio a óbito. À agência de notícias Sputinik, testemunhas falaram que o homem estava autoconfiantes que conseguiria.  O E-farsas também desmentiu a informação.

Em resumo: a história que diz que um homem caiu do céu sem explicação é falsa. Na realidade, o homem caiu após se pendurar em fios de alta tensão e se desequilibrar. O caso ocorreu na Rússia e o homem, infelizmente, veio a óbito. Sendo assim, #boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

3 comentários em “Homem cai do céu (ou de avião) em estacionamento, mostra vídeo #boato

  • 09/11/2018 em 12:16
    Permalink

    Vi um vídeo semelhante ao do homem caindo, onde mostrava um brinquedo no parque de diversões arremessando uma pessoa que teria se soltado do tal brinquedo, e então em seguida teria caído num estacionamento, esse seria o segundo vídeo desmentido por vocês.

    Resposta
  • 09/11/2018 em 11:43
    Permalink

    Pois é… acontece que tem outro video mostrando um brinquedo meio esquisito, parecendo uma roda de engrenagem, com um monte de pessoas penduradas. Essa coisa parece um balanço e em determinado momento, ele arremessa para longe uma pessoa. A queda termina no video objeto desta matéria.

    Resposta
  • 08/11/2018 em 15:58
    Permalink

    Não, não é boato….eu soube assim mesmo e vi no vídeo assim mesmo caindo dos fios……e não dizia aonde, lugar, nem quando. Então não é boato é verdade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)