Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Homem anda sobre as águas em Londres e é preso em 2022 #boato

Homem anda sobre as águas em Londres e é preso em 2022 #boato

Homem anda sobre as águas em Londres e é preso em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra homem andando sobre as águas, em Londres, na Inglaterra, em 2022 e sendo preso pela polícia aquática. 

Certos acontecimentos causam estranhamento e colocam um enorme ponto de interrogação na cabeça dos espectadores. Especialmente quando se tratam de coisas que vão além da nossa compreensão (os famosos casos sobrenaturais).

E quando falamos sobre feitos sagrados que costumamos ler na Bíblia ou ver na Igreja, como a passagem em que Jesus Cristo andou sobre as águas para mostrar aos seus discípulos que sua divindade não era falsa.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que um homem teria repetido o feito de Jesus, na Inglaterra. Segundo a publicação, um homem teria andado sobre as águas, em Londres. Ainda de acordo com a história, o fato teria ocorrido recentemente, em 2022, e o homem teria sido preso pela polícia aquática da cidade. “HOMEM ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS EM LONDRES”, diz a mensagem. Confira o texto que circula por aí:

“Você viu esse vídeo que viralizou essa semana de um homem andando sobre as águas, em Londres, capital da Inglaterra? De acordo com populares que filmaram a cena, ele simplesmente abriu o portão de acesso e começou a caminhar sobre as águas, enquanto barcos e remos passavam ao seu redor. Isso é algo estranho. Todos que estavam vendo essa cena ficaram surpresos e sem entender como ele estava conseguindo fazer aquilo. Veja que até os barcos, os remos passam ao seu redor. Depois de um tempo que esse homem caminhou sobre as águas, a polícia aquática foi acionada e levaram o homem preso. Pelo menos, até onde se sabe, ele foi preso. E eu lhe pergunto, como deve ter sido a abordagem desse policial ao se aproximar de um rapaz que estava andando sobre as águas? Muito estranho toda essa história, né? Agora me fala, qual sua opinião sobre tudo isso? Coloca nos comentários o que que você acha dessa história toda”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Homem anda sobre as águas em Londres e é preso em 2022?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok, no Kwai e no YouTube, e deixou muita gente assustada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao ler a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Ao contrário de outras histórias falsas, a publicação de hoje cita alguns detalhes que nos ajudaram a descobrir a verdade, como o local onde o feito teria acontecido. E quando fomos procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que essa história não foi bem assim.

De acordo com notícias antigas, o acontecimento teria ocorrido em junho de 2011, em Londres. O homem que aparece nas imagens é Steve Frayne, também conhecido como mágico Dynamo.

Nas imagens, Dynamo aparece andando sobre o rio Tâmisa, na capital da Inglaterra. Mas o ato, na verdade, foi um truque de mágica. O mágico já é bem conhecido no circuito dos artistas e já apresentou seu show para diversos deles. Um dos seus truques mais famosos é a levitação.

Também descobrimos que a cena protagonizada por Steve Frayne, na realidade, fazia parte da gravação de seu show “Dynamo: Mágica Impossível”, exibido pela Discovery Channel.

Se isso não bastasse, um site especializado em explicar truques de mágica afirmou que o truque de Dynamo não tem nada de surreal. Na verdade, a explicação mais provável é que ele tenha utilizado placas de acrílico (plexiglass), posicionadas antes do show. Além disso, o site ainda aponta que os supostos policiais e lanchas que passam pelo local são falsos e que faziam parte da cena (buscando Dynamo na hora exata em que os acrílicos terminavam). Até porque o homem não foi preso.

Por fim, o próprio mágico Dynamo confessou que se tratava de um truque. Ele inclusive já lançou um livro onde conta os seus segredos de mágica para inspirar jovens a lutar usando a magia (assim como ele fez quando adolescente, quando sofria bullying).

Em resumo: a história que diz que um homem andou sobre as águas de Londres, em 2022, e foi preso é falsa! O vídeo usado como prova é real, mas não é recente e nem foi feito de forma aleatória. As imagens, na verdade, mostram Steve Frayne, o mágico Dynamo, em uma apresentação em Londres, na Inglaterra, em junho de 2011. Na oportunidade, ele armou um truque para andar sobre o rio Tâmisa. As imagens foram exibidas em seu show “Dynamo: Mágica Impossível”, veiculado na Discovery Channel. O próprio mágico afirmou que o ato se tratou de um truque. Um site especializado em desvendar os truques de mágicos afirmou que, muito provavelmente, Dynamo utilizou placas de acrílico para poder andar sobre o rio Tâmisa. Além disso, o site também afirmou que os policiais, na verdade, eram falsos e faziam parte do show. Vale ressaltar que o mágico não foi preso. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso