Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Holanda está a beira de uma guerra civil por causa de fazendeiros e ambientalistas #boato

Holanda está a beira de uma guerra civil por causa de fazendeiros e ambientalistas #boato

Holanda está a beira de uma guerra civil por causa de fazendeiros e ambientalistas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Por causa de protestos de fazendeiros contra medidas de redução de emissão de carbono, a Holanda está à beira de uma guerra civil.

Uma das melhores formas de chamar atenção para uma causa é maximizar a importância dela. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de mensagens excessivamente alarmistas na internet. É o que estamos vendo no caso da história de hoje.

Nos últimos dias, mensagens em redes sociais têm apontado que a Holanda estaria à beira do início de uma guerra civil. O motivo seria uma série de manifestações de fazendeiros contra medidas do governo do país para redução de carbono (que é importante para a diminuição do aquecimento global). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: A Holanda está na beira de uma guerra civil A Sieta van Keimpema do “Farmers Defence Force” explica os motivos de protestos gigantes de fazendeiros na Holanda: “A razão é uma carta da ministra de “Natureza e gás carbono” (não é piada!), que para reduzir emissões de carbono! Versão 2: Policiais já começaram a atirar com arma de fogo contra os fazendeiros e seus tratores. A Holanda está a um passo de uma guerra civil.

Holanda está a beira de uma guerra civil por causa de fazendeiros e ambientalistas?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Por causa do termo “guerra civil”, a história se espalhou com muita força, principalmente entre grupos conservadores. Porém e apesar de existirem protestos, há um exagero em apontar que a Holanda está “à beira de uma guerra civil” por causa dos protestos.

Ao buscar por informações sobre o assunto em fontes confiáveis, nada encontramos sobre a “iminência de uma guerra civil”. O que há são fazendeiros descontentes com as medidas de restrição do governo (algo que não é recente, aliás). Em alguns casos, a polícia agiu durante as manifestações (como é possível ver no exemplo).

Há uma distância entre isso e uma iminência de uma guerra civil. Só fazendo um paralelo com outra fake news que surgiu há muito tempo: na época da greve dos caminhoneiros, muita gente falava que iria começar uma guerra civil. Como você deve ter vivido, a greve causou transtornos, mas não esteve perto de uma guerra.

Para “existir uma guerra civil”, é necessária a ação de disputa entre dois grupos armados civis dentro de um país. Um confronto entre fazendeiros e policiais (sendo que não há ação repressiva por parte dos manifestantes) não é considerada uma guerra civil.

São consideradas guerras civis atuais, por exemplo, os confrontos entre palestinos e israelenses, a guerra civil na Síria e a guerra civil no Iraque. Vamos convir que há um oceano entre a situação na Holanda e os exemplos citados.

Resumindo: não procede a informação que aponta que a Holanda está à beira de uma guerra civil. Apesar de existir protestos de fazendeiros e, em alguns casos, repressão da polícia, o termo foi utilizado de forma errônea em algumas publicações na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: