História falsa fala do experimento socialista de Adrian Rogers

História falsa fala de experimento socialista de Adrian Rogers
História falsa fala de experimento socialista de Adrian Rogers

Boato – Professor Adrian Rogers criou uma experiência socialista para alunos perceberem os erros do sistema.

Mesmo muito tempo após o fim da guerra fria, o socialismo ainda é alvo de debates na web. E um dos maiores argumentos de quem é contra o sistema é um suposto “experimento socialista” que nunca deu certo. O relato da história já viralizou em blogs e, periodicamente, faz sucesso em redes sociais, O tal experimento teria sido realizado por um professor de economia com seus alunos.

De acordo com o texto, que pode ser lido aqui, os estudantes acreditavam que o socialismo funcionaria na realidade. Para provar o contrário, Adrian Rogers criou um experimento socialista, mas ao invés de utilizar dinheiro, usou a nota dos exames de todos. Ele passaria a dar a nota para todos os alunos por meio de uma média.

O texto aponta que as notas da turma começaram a cair gradativamente enquanto os alunos passaram a buscar culpados pela queda de todos. No final das contas, o objetivo da pesquisa era provar que o socialismo não seria aplicável na sociedade. Chocante, não?

Naturalmente, uma história com tanta força assim se espalhou muito na web. Mas como todos bem sabem, nem tudo o que reluz é ouro. Ou melhor, nem tudo o que cai na rede é verdade. Agora é hora de desmentir mais esse boato.

Pelo o que apontam os fatos, a história foi originalmente escrito por Adrian Rogers, mas diferentemente do que afirma o texto, ele não era professor de economia e jamais lecionou na universidade de Texas Tech. Rogers era um pastor tele-evangelista norte-americano, e muito famoso por sinal.

Você pode acessar um dos vídeos dele no Youtube. Aliás, o pastor era conhecido por sua excelente oratória e era considerado um dos ícones do conservadorismo religioso de direita nos EUA.

O texto, que acabou se transformando em um boato sobre um “experimento socialista”, nada mais era do que um dos sermões que o pastor costumava compartilhar durante os cultos. Ou seja, o “experimento socialista” nunca existiu.

E tem mais, o texto diz ter sido escrito por Adrian Rogers em 1931. No entanto, 1931 foi o ano de nascimento do pastor, ou seja, ele não poderia ter feito uma pesquisa com menos de um ano. Com isso, chegamos à conclusão que Adrian Rogers existiu, mas o experimento socialista dele é uma lenda.

Leia na íntegra o texto que fala do experimento socialista de Adrian Rogers