Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Greta Thunberg pediu para os chineses pararem de usar palitinhos para comer #boato

Greta Thunberg pediu para os chineses pararem de usar palitinhos para comer #boato

Greta Thunberg pediu para os chineses pararem de usar palitinhos para comer, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ativista sueca Greta Thunberg pediu para os chineses pararem de usar os palitinhos para comer. Motivo seria “preservação de árvores”.

Considerada a pessoa do ano de 2019 pela revista Time, a ativista sueca Greta Thunberg despertou a simpatia de muitos e a antipatia de tantas outras pessoas. O segundo grupo citado aqui está compartilhando uma história que teria ocorrido na China.

De acordo com mensagens que viralizaram em redes sociais do mundo todo, Greta teria feito um apelo para os chineses: que parem de comer com os palitinhos (também chamados de hashi por aqui). O motivo apresentado seria para “preservar árvores”. A história continua com os chineses falando que os palitinhos são feitos de bambu (que não são árvores e sim plantas).

Confira o desmentido em vídeo:

Greta pediu aos Chineses para pararem de usar seus palitos tradicionais e, assim, contribuírem para o resgate de centenas de árvores. Os Chineses pediram a Greta para voltar para a escola, onde ela vai aprender que os palitos são feitos de bambu, e o bambu é uma planta.

Greta Thunberg pediu para os chineses pararem de usar palitos para comer?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história circulou, e muito, entre pessoas que compactuam com o pensamento de que Greta Thunberg é uma pirralha. Mas será mesmo que ela falou sobre os palitos dos chineses e das árvores? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos causou algumas desconfianças. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online. É vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Apenas joga a história (em algumas vezes com uma foto de Greta fazendo uma careta para ilustrar) e não mostra nenhuma prova.

Foi aí que resolvemos buscar mais detalhes sobre o caso. Sabe o que descobrimos? Se você falou em um link em uma fonte confiável, um tuíte de Greta (ou dos chineses a respondendo) ou mesmo um vídeo, errou. Não encontramos nada além do mesmo texto circulando por redes sociais em inglês. Prova que é bom, nada.

Vale dizer que a própria premissa da mensagem está errada. Isso porque, apesar de alguns palitos serem feitos de bambu, eles também são feitos de madeira, plástico e outros produtos. Em 2013, por sinal, foi um chinês que alertou para o uso desenfreado do utensílio e o desflorestamento na china.

Antes, em 2010, o Greenpeace chegou a fazer uma escultura com 80 mil palitinhos que viraram lixo. Ou seja: se Greta Thunberg tivesse, de fato, falado algo neste sentido, não seria um “absurdo tão grande”.

Resumindo: a história que aponta Greta Thunberg falou para os chineses pararem de usar palitinhos é falsa. Não há qualquer registro de que ela tenha dito isso, a história “brotou” em redes sociais e sequer a premissa da mensagem está real.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2TUDnA7