Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Governo da Venezuela entrega merenda para alunos e depois retira #boato

Governo da Venezuela entrega merenda para alunos e depois retira #boato

Boato – Para mostrar que não precisa de ajuda humanitária, governo da Venezuela entrega merenda a alunos apenas para que eles sejam fotografados e depois retira.

Sem dúvidas, a Venezuela enfrenta uma grave crise política e econômica. Nos últimos dias, a situação se acirrou após Juan Guaidó se autoproclamar presidente e Nicolás Maduro seguir no cargo. Maduro tem, inclusive, negado ajuda humanitária dos EUA (intermediada por Guaidó).

Em meio ao impasse, um vídeo voltou a circular na internet. Ele mostra crianças uniformizadas recebendo um prato de comida, sendo fotografadas e tendo que devolver os alimentos. Junto ao vídeo, mensagens criticam Maduro e o governo venezuelano. Assista ao vídeo e leia mensagens que circulam online:

Versão 1: Governo Venezuelano mostrando ao mundo que seus alunos recebem merenda e não precisam da ajuda humanitária Versão 2:Comunismo Bolivariano venezuelano mostrando ao mundo que seus alunos recebem merenda e não precisam de ajuda humanitária, e tem idiotas no Brasil que defendem esse circo!

Governo da Venezuela entrega merenda para alunos e depois retira?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Como dito antes, a tal história se espalhou muito por aí. Mas será mesmo que o vídeo (bem chocante) que está circulando online foi feito na Venezuela? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com essa história pululando no WhatsApp, sentimos um certo déjà vu. Isso porque em dezembro de 2017, o Boatos.org desmentiu uma história relacionada com o mesmo vídeo. A única diferença era que o boato apontava que a filmagem havia sido feita no Brasil. Leia o que escrevemos na época:

Na realidade, o vídeo foi gravado na Colômbia, em uma cidade chamada Aguachica. Pois bem, a situação deu o que falar por lá. De acordo com as autoridades locais, o fato foi registrado na escola Institución Educativa Sagrado Corazón de Jesús. E o negócio ficou realmente feio, quando a professora que publicou o vídeo na internet precisou deixar a cidade por conta de represálias à divulgação das imagens.

Quando uma auditoria foi instaurada para averiguar a situação, o órgão fiscalizador constatou que as crianças recebiam um ovo cozido, um pedaço de abacate e uma manga de café da manhã. Uma refeição bem distante do que era prometido pela empresa responsável pelo fornecimento da merenda

E se desgraça pouca é bobagem, senta que lá vem história. Depois da divulgação dos vídeos, as autoridades descobriram que a Fundación Porvenir, responsável pelo fornecimento das refeições, na verdade, era uma empresa de fachada. A história ocorreu no início de 2016. Logo, o vídeo é antigo.

Resumindo: a história que aponta que o governo da Venezuela revolver fraudar a entrega de merenda para crianças das escolas do país é falsa. O vídeo é de 2016 e foi gravado na Colômbia. Ou seja: é mais um boato que (re) circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.