Boato – A Globo teria fechado seu escritório nos Estados Unidos por causa da Lei Magnitsky e sanções de Donald Trump.
Análise
Nos últimos dias, começaram a circular vídeos no TikTok afirmando que a Rede Globo teria encerrado seu escritório nos Estados Unidos. O motivo, segundo as postagens, seria o suposto enquadramento da emissora na Lei Magnitsky e medidas adotadas pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump.
Os vídeos, que têm grande apelo político e são acompanhados de hashtags partidárias, apresentam a narrativa como se fosse um fato consumado. Nas imagens e legendas, os autores comemoram o suposto fechamento e associam o caso a sanções aplicadas a autoridades estrangeiras. Leia algumas destas mensagens:
Escritório da Globo fecha nos Estados Unidos e jornalistas estão em desespero. #tvglobo #usa #brasil #globo @BolsonaroMessiasJair A Rede Globo não terá mais presença nos EUA, e a empresa também será alvo da lei Magnitsky. mais uma sanção de Donald trump sem massagem yes. E você oque achou dessa Atitude, comente, segue Curta e compartilhe.
Checagem
O conteúdo se espalhou na internet, mas não passa de mais um fake. Para verificar a veracidade da alegação, analisamos três pontos principais: 1) A Globo fechou seu escritório nos EUA devido à Lei Magnitsky? 2) A lei já atingiu ou pode atingir a emissora? 3) Há registros de sanções de veículos de mídia por parte dos Estados Unidos.
Globo fechou escritório nos EUA devido à Lei Magnitsky?
Não há qualquer registro confiável de que a Globo tenha fechado operações nos Estados Unidos. Pesquisas em portais de notícias, comunicados oficiais da emissora e registros de imprensa internacional não apontam para qualquer encerramento de atividades. Pelo contrário, a emissora mantém correspondentes e estrutura operacional nos EUA normalmente, inclusive para coberturas jornalísticas e transmissões especiais.
A Lei Magnitsky atingiu ou pode atingir a Globo?
A Lei Magnitsky é um mecanismo jurídico dos EUA voltado para sancionar indivíduos e entidades envolvidos em corrupção e violações de direitos humanos. As sanções geralmente incluem congelamento de ativos e restrições de entrada no país. Embora tenha sido aplicada recentemente a figuras públicas como o ministro Alexandre de Moraes, não há precedentes de uso contra veículos de comunicação apenas por sua linha editorial. Portanto, a possibilidade de a Globo ser atingida pela lei é extremamente improvável.
Há registros de sanções dos EUA contra veículos de mídia?
Casos de sanções aplicadas a veículos de mídia são raríssimos e, quando ocorrem, envolvem contextos específicos de segurança nacional ou vínculos diretos com governos estrangeiros em conflito com os EUA. Não há nenhum registro de ação contra a Rede Globo. A empresa continua operando normalmente nos Estados Unidos e em outros países, sem qualquer restrição oficial ligada à Lei Magnitsky.
Conclusão
Não é verdade que a Globo tenha fechado seu escritório nos Estados Unidos por causa da Lei Magnitsky ou sanções de Donald Trump. A emissora mantém suas operações normalmente, a lei não costuma ser aplicada a veículos de mídia e não há registro de sanção norte-americana contra a empresa. O conteúdo que circula nas redes sociais é mais um exemplo de desinformação com viés político.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

