Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Fotos mostram invasão da Venezuela por parte dos EUA e ONU #boato

Fotos mostram invasão da Venezuela por parte dos EUA e ONU #boato

Boato – Tropas dos Estados Unidos e da ONU estão na fronteira da Venezuela prontos para invadir o país e a imprensa não diz nada. Fotos são a prova.

Ontem, falamos sobre uma história falsa relacionada à Venezuela ( de que crianças tinham que devolver a merenda). Não demorou muito para uma nova história sobre o país circular na internet.

Agora, uma série de imagens estão viralizando em redes sociais como se fossem de tropas dos Estados Unidos invadindo o país. As fotos mostram, diversas tropas prontas para intervir no governo de Nicolás Maduro. Leia mensagens que circulam na internet:

Versão 1: Fronteira da Venezuela hj, o país vai ser tomado por tropas da ONU e americana, e os jornais não falam nada. Versão 2: EUA na fronteira da Venezuela pronto para invasão do País de Maduro!

Versão 3: Desembarque de tropas Americana na Colômbia na fronteira com a Venezuela. Tá com cheiro de guerra ? maduro impediu a entrada de ajuda humanitária, foi um grande erro dele ? ou quer provocar conflito? Afinal, já mandou toda sua fortuna para a banco russo e terá motivo para fugir do país.

Fotos mostram invasão da Venezuela por parte dos EUA e ONU?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É fato que a situação na Venezuela está tensa. Mas será mesmo que as imagens que circulam na internet apontam para uma invasão norte-americano no país presidido por Nicolás Maduro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Apesar de a situação do país (que passa por um impasse de quem é o “real presidente”) ser de risco, não é fato que “as tropas americanas” estão na fronteira para “invadir o país”. A resposta está em duas buscas.

A primeira é pelo conteúdo em fontes confiáveis que corroborem para esta tese. Ao buscar pela situação de momento, o que há são aviões de ajuda humanitária (requeridos pelo autoproclamado presidente Juan Guaidó) enviados ao país. Não temos nada de tropas.

A segunda busca é pelas imagens que estão circulando na internet. E aí a tese cai por terra. A “primeira foto” é do chefe do “Comando Sul dos EUA”, Craig Foller. A imagem é, de fato, da chegada dele à fronteira com a Venezuela. Porém, não há nada de invasão nas notícias que cercam a imagem. A segunda foto (dos veículos de guerra) sequer é da fronteira da Colômbia com a Venezuela. Ela é de tropas chegando em Willemstad, nas Antilhas Holandesas, no dia 31 de janeiro.

A terceira foto (de tropas norte-americanas saindo de um avião) é de “ilustração” de tropas dos EUA. Ela foi usada, por exemplo, nesta matéria de 2017 sobre a base dos EUA na Síria. O mesmo pode se dizer essa foto, que foi usada em um artigo de opinião também de 2017. A última foto é de aviões norte-americanos em Bogotá. Porém, como diz essa matéria, a imagem é apenas ilustrativa.

Resumindo: precisamos esperar para saber o que vai acontecer com a Venezuela. Mas o fato é que a história que aponta que tropas americanas estão invadindo o país é falsa. É mais um boato que circula na internet a respeito do país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.