Foto mostra pessoas voando em meio a nuvem de fumaça após explosão em Beirute (Líbano) #boato

Boato – Uma foto mostra pessoas voando em meio a nuvem de fumaça após a explosão em Beirute, no Líbano, de tão forte que foi o impacto. Jesus buscou essas pessoas e está voltando!

Após uma forte explosão em uma área portuária de Beirute, no Líbano, na última terça-feira (4/8), que deixou ao menos 135 mortos e 5 mil feridos, vários vídeos e imagens sobre o trágico acidente estão rodando toda a internet, algumas verdadeiras e, é claro, para variar, outras que são tiradas de seu contexto ou são resultado de montagens (sem a menor graça) feitas pelos espertalhões de plantão para causar ainda mais comoção entre os internautas.

Recentemente, por exemplo, começou a circular nas redes sociais, especialmente no Facebook, uma foto que supostamente mostra pessoas voando em meio a uma nuvem de fumaça após a explosão em Beirute (Líbano). Junto às imagens, que geraram uma série de compartilhamentos por conta do calor do assunto nesta semana, estão mensagens até mesmo de cunho religioso, de que “Jesus buscou as pessoas [que estão voando] na explosão e que está voltando”. Confira, a seguir, as versões do texto original que estão compartilhando a foto em questão:

Versão 1: A explosão hoje em Beirute no Libano foi tão forte que as pessoas voaram, muito triste Versão 2: vocês souberam? Jesus buscou algumas pessoas na explosão em beirute no libano JESUS ESTÁ VOLTANDO!!! aproveitando a fama, me segue aí pra ver memes e sla, curtir minhas fotos? Versão 3: Mulheres e homens voam no céu de Beirute, pela força da terrível explosão, Senhor, proteja o Líbano e o povo libanês tenha piedade de nós, AMÉM Mulheres e homens voadores no céu de Beirute da incrível explosão senhor proteja o Líbano e o povo do Líbano Amém 

Foto mostra pessoas voando em meio a nuvem de fumaça após explosão em Beirute (Líbano)?

Obviamente, a imagem chocou muita gente e não demorou muito para rodar os quatro cantos da internet. Mas será mesmo que ela mostra pessoas voando em meio a nuvem de fumaça após explosão em Beirute (Líbano)? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, as versões da mensagem que está compartilhando a foto carregam todas as características já manjadas de fake news: são vagas (não fornecem créditos a quem fotografou as supostas pessoas voando na explosão, por exemplo), alarmistas (têm o intuito de causar comoção entre os internautas), possuem erros de português, não citam fontes confiáveis que confirmem a veracidade da imagem, além de pedirem para que as pessoas comentem “amém”, o que é bastante tradicional em publicações fakes no Facebook.

Em segundo lugar, ao buscarmos em fontes confiáveis de notícias sobre a história, nada encontramos. Ao contrário disto, achamos um artigo em italiano desmentindo a informação. No desmentido, eles citam duas possibilidades para explicar a origem da foto fake de pessoas voando na explosão. A primeira é a de que esta seria o resultado de um fenômeno psicológico chamado pareidolia, que é bem comum em humanos.

Em poucas palavras, trata-se de uma condição na qual o nosso cérebro, quando vê formas desconhecidas, preenche os vazios com o que sabe ou deseja ver. Logo, o que vemos poderiam ser apenas objetos ou qualquer outra coisa voando no céu por causa do impacto da explosão, e não pessoas. A segunda é a de que não são pessoas voando na imagem, mas sim, pássaros.

Mas a verdade mesmo é que nem precisava de tudo isso para entendermos de onde surgiu a suposta imagem da explosão em Beirute. Isso porque se trata de uma montagem. Prova disso é que encontramos a foto em questão ilustrando algumas matérias jornalísticas (como essa do site da rádio CBN, por exemplo) e, como você pode ver, não há pessoas voando nela.

Resumindo: A foto que supostamente mostra pessoas voando após explosão em Beirute, no Líbano, não é verdadeira. Trata-se de uma montagem feita por algum internauta sem noção que gosta de transformar catástrofes em eventos ou piadas (de muito mau gosto) para ganhar atenção na internet. Por isso, nunca acredite em nada que aparece na internet sem checar primeiro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK