Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra caça de baleias e mar de sangue na Noruega #boato

Foto mostra caça de baleias e mar de sangue na Noruega #boato

Foto mostra caça de baleias e mar de sangue na Noruega, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra o resultado da caça de baleias na Noruega e é exemplo de como Brasil cuida melhor do meio ambiente do que o país nórdico.

A última das polêmicas do tema meio ambiente envolve a Alemanha, a Noruega e o governo Bolsonaro. Após os dois países europeus anunciarem a suspensão de repasses de recursos para o Fundo Amazônia, o presidente fez críticas às políticas ambientais alemã e norueguesa. Dentre as críticas, Bolsonaro destacou a liberação de caça de baleias no país nórdico.

Assim que a declaração foi dada, uma imagem “simbolizando a caça de baleias na Noruega” começou a circular na internet. Ela mostra o que seria um “mar de sangue” decorrente de uma dessas caçadas. Leia duas versões da história que circula na internet:

Versão 1: Quando a Noruega falar para o Brasil cuidar melhor do nosso meio ambiente, mostre essa foto …La é livre a caça a Baleia para comércio de sua carne. Um mar de Sangue. Versão 2: Caça da baleia, Noruega. É esse povo que quer ensinar o Brasil o que é proteção ambiental e dar lição de moral sobre nossa amazônia?

Foto mostra caça de baleias e mar de sangue na Noruega?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Muita gente ficou impressionada com as imagens e saiu compartilhando na internet. Mas será mesmo que as imagens que circulam online foram tiradas na Noruega e condizem com a realidade? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Antes, uma ressalva. De fato, a Noruega é um dos pouco países que permitem à caça às baleias (de acordo com essa matéria da BBC segue regras rígidas para isso, mas não vamos entrar no mérito assim como não vamos comentar as políticas ambientais aqui no Brasil). Dito isso, vamos ao objeto da nossa análise: a imagem.

Ao contrário do que supõem as mensagens (que, diga-se de passagem, têm características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis), a imagem não foi feita na Noruega. Ela é das Ilhas Faroe (país europeu).

A imagem do mar de sangue é resultado de um “festival” de matança de baleias. De acordo com essa matéria do site português O Observador, a foto é resultado da morte de 250 animais. A imagem, assim como outras do mesmo teor (algumas também compartilhadas como se fosse da Noruega) também viraram notícia no Daily Mail.

Resumindo: se você quer argumentar contra a caça de baleias na Noruega para exaltar as políticas ambientais brasileiras, tudo bem. Só não vale usar essa foto porque ela é das Ilhas Faroe e não do país que suspendeu recursos do Fundo Amazônia para o Brasil. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.