Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Força Aérea Italiana se apresenta em praia na Itália ao som de Pavarotti em 2020 #boato

Força Aérea Italiana se apresenta em praia na Itália ao som de Pavarotti em 2020 #boato

Força Aérea Italiana se apresenta em praia na Itália ao som de Pavarotti em 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para dar forças aos compatriotas para combater o novo coronavírus, aviões da Força Aérea Italiana se apresentam ao som de Luciano Pavarotti em uma praia da Itália em março de 2020.

O avanço do novo coronavírus pela Itália vem despertando a atenção do mundo todo. Depois de se tornar o novo epicentro da epidemia, com quase 25 mil pessoas contaminadas, as autoridades vêm lutando para conter o vírus que já matou, até o momento, 1.809 pessoas no país.

Em meio ao caos provocado pela pandemia, um vídeo tem chamado atenção nas redes sociais. De acordo com a mensagem, para dar forças aos compatriotas, a Força Aérea Italiana se apresentou numa praia da Itália ao som de Pavarotti. Nas imagens, os aviões deixam um rastro de fumaça com as cores da bandeira da Itália ao som de Pavarotti. Leia o que diz a descrição e assista o vídeo:

Recebi esse video e achei emocionante. No texto que acompanhava dizia: a força aérea italiana dando ânimo à Itália, ao som de Pavarotti cantando Nessum Dorma, na parte que diz “venceremos”:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Força Aérea Italiana se apresentou em praia na Itália ao som de Pavarotti em 2020?

O vídeo fez sucesso nas redes sociais e deixou muita emocionada. Mas será mesmo que a Força Aérea Italiana se apresentou em praia na Itália ao som de Pavarotti? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho no vídeo, já ficamos desconfiados. O motivo está na descrição, que carrega as principais características de boatos online: vago, alarmista e não cita data ou fontes confiáveis. E mais: a história também segue a onda de boatos sobre a pandemia do Covid-19.

Com isso em mãos, resolvemos buscar mais informações sobre o assunto e nada encontramos. Durante a busca, um detalhe chamou nossa atenção. Na Itália, serviços considerados não essenciais foram suspensos em todo o país e a circulação de pessoas também está restrita. Ou seja, com o país em quarentena, é quase impossível que a Força Aérea Italiana tenha se apresentado nos últimos dias.

Ao buscar pelos comentários de um dos vídeos, matamos a charada. Na verdade, o vídeo já é antigo. Em nossas buscas, encontramos registros desde setembro de 2017. Inclusive, na época, ninguém falava em “novo coronavírus”.

Pois bem, dito isso, saiba que o Clarín Internacional também desmentiu a informação. De acordo com o site, as imagens são antigas e foram registradas durante os eventos passados do Jesolo Air Show, que acontece todos os anos no país. Apesar do vídeo ter sido publicado pela própria Força Aérea Italiana em redes sociais, as imagens não são recentes.

Resumindo: a Força Aérea Italiana não se apresentou em praia na Itália ao som de Pavarotti em 2020. Nós sabemos que a situação na Itália é grave, assim como também sabemos que os italianos precisam de apoio e ânimo, mas, o vídeo não é de 2020.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2WxUidR