Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Mensagem que afirma que o FBI está investigando Bolsonaro e teria descoberto 30 imóveis nos EUA em seu nome não tem provas

Mensagem que afirma que o FBI está investigando Bolsonaro e teria descoberto 30 imóveis nos EUA em seu nome não tem provas

FBI descobriu 30 imóveis de Bolsonaro nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Texto indica que inteligência americana descobriu 30 imóveis e 3 mansões no nome de Bolsonaro nos EUA

  Análise

O caso das joias e de outros presentes oficiais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, sua família e seus aliados tem dado o que falar nas últimas semanas, criando um clima de tensão. Com isso, uma série de conteúdos começou a pipocar na internet.

De acordo com uma delas, Bolsonaro estaria na mira do FBI. Segundo a publicação, o FBI teria descoberto 30 imóveis e 3 mansões em nome de Bolsonaro, nos Estados Unidos. Ainda segundo a história, os imóveis estariam em nomes de laranjas, em Nova York, Miami e Aspen. Confira:

Versão 1: “BOMBA – Justiça dos EUA já identificou mais de 30 imóveis de Bolsonaro no nome de laranjas em NY, Miami, Aspen”. Versão 2: “B O M B A ! Ex de Valdemar da Costa Neto denuncia que a ex-esposa de Frederick Wassef, Cristina Boner, juntamente com suas filhas e um corretor de imóveis nos EUA, atuariam como intermediários para os Bolsonaro, escondendo pelo menos 30 propriedades”. Versão 3: “Agora sim, Bolsonaro ladrão, vai chorar de verdade, 30 imóveis + 3 mansões na mira do FBI. Bolsonaro tá que não passa nem Wi-Fi”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história em questão foi amplamente divulgada nas redes sociais, especialmente, no Twitter. Em algumas versões, a história é acompanhada de um vídeo onde a ex-mulher de Valdemar Costa Neto fala sobre imóveis que estariam sendo investigados pela Justiça. Em determinado momento do vídeo, ela fala que alguns imóveis investigados teriam ligação com Bolsonaro. Não existem mais detalhes, mas algumas versões estão compartilhando o vídeo e alimentando a ligação entre o depoimento da ex-mulher de Valdemar Costa Neto e a história.

A partir desse contexto, elegemos três questões para respondermos se essa história é real ou não: 1) O FBI descobriu 30 imóveis de Bolsonaro nos EUA? 2) Bolsonaro é investigado pelo FBI nos EUA ou é réu na Justiça do país? 3) A Justiça dos EUA está investigando 23 imóveis de Bolsonaro em nome de Wassef?

Checagem

O FBI descobriu 30 imóveis de Bolsonaro nos EUA?

Não existem provas de isso esteja acontecendo. Para começo de história, sequer existem indícios de que o FBI esteja investigando Bolsonaro. Para a investigação envolvendo o relógio Rolex, por exemplo, houve uma burocracia gigante, que envolve não só a Polícia Federal do Brasil, dos Estados Unidos, como também a diplomacia dos dois países etc. Esse tipo de investigação não é simples, como aponta a história.

Depois disso, a fonte apresentada não cita o FBI e muito menos 30 imóveis que estariam em nome de Bolsonaro. O que foi dito no vídeo é que a Justiça estaria investigando imóveis da ex-mulher de Frederick Wassef e que, no total, seriam 23 propriedades.

O ex-presidente é investigado pelo FBI nos EUA ou é réu na Justiça do país?

Não. Não consta nenhuma investigação ou acusação formal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos. Para uma investigação desse tipo ocorrer, seria necessário todo um trâmite, como, por exemplo, uma homologação para a sentença estrangeira ter efeitos no Brasil. Todo o processo tem que ser documentado e publicado. E é óbvio que esse tipo de conteúdo se tornaria notícia fácil no Brasil, ainda mais que o nome de Bolsonaro está envolvido em investigações no Brasil.

A Justiça dos EUA está investigando 23 imóveis de Bolsonaro em nome de Wassef?

Além do que foi dito no vídeo que acompanha a história, não há qualquer outra referência sobre o assunto. Além disso, o que foi dito no vídeo não tem provas.

Até há matérias (como esta) que falam de um imóvel de Bolsonaro. Mas o que há é bastante diferente do que foi dito no vídeo e na história.

Se isso não bastasse, não se tratam de 23 imóveis e muito menos o nome de Bolsonaro está envolvido. Por fim, vale destacar ainda que a fonte da história de hoje já fez outras acusações falsas. Em 2022, a mulher acusou, sem provas, Michelle Bolsonaro de ser amante de Valdemar Costa Neto.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

A história que diz que Bolsonaro está sendo investigado pelo FBI, que descobriu 30 imóveis em seu nome é falsa! Não existem indícios que o FBI esteja investigando Bolsonaro e muito menos que ele tenha 30 imóveis em nomes de laranja nos Estados Unidos. A história surgiu a partir do depoimento da ex-mulher de Valdemar Costa Neto. Entretanto, no próprio depoimento, a mulher também não apresenta provas. Como o ônus da prova é de quem acusa e, quem acusa não apresenta provas, então, temos aqui um boato sem nenhuma comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm