Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Fake: Espanha divulga lista com 5 mil sobrenomes que podem obter visto

Fake: Espanha divulga lista com 5 mil sobrenomes que podem obter visto

Boato diz que mais de 5 mil sobrenomes poderão pedir nacionalidade espanhola
Boato diz que mais de 5 mil sobrenomes poderão pedir nacionalidade espanhola

Boato – O governo da Espanha teria divulgado uma lista com 5 mil sobrenomes judeus que passariam a estar aptos a obter nacionalidade no país.

Notícias divulgadas na internet apontam que a Espanha quer devolver a cidadania a todos os descendentes de judeus safarditas, grupo que foi expulso do país em 1492. De acordo com as informações, uma mudança no artigo 23 do Código Civil beneficia esses cidadãos, originários de Portugal e Espanha.

Uma das formas de reconhecer a nacionalidade dessas pessoas, perdida há mais de 500 anos, é através de seus sobrenomes. Tanto que uma lista que inclui mais de 5 mil sobrenomes está sendo amplamente divulgada em sites e redes sociais. No Brasil, a agência Infomoney divulgou a informação, que foi replicada por muitos portais conhecidos como o Terra, UOL e Globo.com.

E aí, conferiu se seu sobrenome está na lista? Está? Então calma aí. Pois é, muitos latino-americanos estão sendo iludidos com a chance de ter dupla nacionalidade. Sim. Iludidos! A lista com 5.200 nomes é falsa! No documento é possível notar que alguns sobrenomes são claramente de origem judaica, como “Tabah”, “Abrahams”, “Sabah”, mas muitos dos que aparecem são de origem latina: “Sánchez”, “González”, “Martínes”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Quando surgiu o projeto de lei (que é verdadeiro), a imprensa começou a especular quais seriam os sobrenomes que podem ter direito ao benefício. Foi aí que um site espanhol especializado em notícias voltadas para judeus, o Diario Judio, divulgou esse documento “definitivo” reunindo as 4 listas principais de sobrenomes que circulavam pela web.

A história começou a se espalhar tanto que o governo da Espanha confirmou, no dia 24 de março de 2014, que a lista de sobrenomes não é oficial. Não é possível começar um processo de reconhecimento da cidadania, porque ainda é apenas um projeto de lei. E o sobrenome não será o único critério para que o sujeito consiga a cidadania. Uma série de requisitos e comprovações serão necessários.

A divulgação dessa lista falsa tem causado muita confusão. A Federação de Comunidades Judias da Espanha já foi procurada por muitas pessoas que querem a dupla nacionalidade. A organização precisou informar em seu site que não tem poder para emitir qualquer documento de certificação e que quando a lei for aprovada, irá informar os interessados.

Sobre o projeto, a modificação no artigo 23 do Código Civil foi apresentada como projeto de lei no dia 07 de fevereiro de 2014, pelo Conselho de Ministros da Espanha. O site da Embaixada da Espanha no Panamá afirma que o projeto ainda é um rascunho. Ele vai passar para o Congresso dos Deputados e será muito discutido antes da aprovação final, que nem tem data.

Então, só para ficar bem claro: a lista com os 5.200 sobrenomes que tem direito a cidadania espanhola, é falsa! O que não é falso é que a medida de adquirir a nacionalidade está sendo estudada e já foi apresentada como projeto de lei pelo parlamento espanhol.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor (e amigo) Marcos Urupá. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.