Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que França tenha enviado tropas para a Romênia e vai atuar em Guerra na Ucrânia

É falso que França tenha enviado tropas para a Romênia e vai atuar em Guerra na Ucrânia

Exército da França chegou à Romênia para atuar na guerra entre Ucrânia Rússia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O exército da França chegou à Romênia para atuar no conflito entre Ucrânia e Rússia por ordem de Emmanuel Macron.

Análise

As tensões das guerras mundo afora têm gerado diversas desinformações sobre “movimentos” de alguns países. A história que vamos tratar hoje aponta para uma atitude drástica por parte da França.

Perfis em redes sociais apontam que as tropas francesas estão indo para a Romênia a fim de entrar partirem para Odessa e atuarem na guerra entre Rússia e Ucrânia. Leia algumas mensagens que estão circulando na internet:

Versão 1: #URGENTE: Conforme relatado por fontes francesas, unidades militares, incluindo o 2º Regimento de Infantaria Estrangeira, estão se deslocando para a Romênia, sob a égide da OTAN, com destino à Ucrânia, onde deverão estabelecer posições em Odessa. Embora os detalhes da missão nessas terras ucranianas não tenham sido divulgados, a presença de regimentos de infantaria sugere uma possível função de defesa territorial, presumivelmente em resposta a qualquer avanço russo que ameace as linhas de defesa ucranianas na região de Kherson.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: URGENTE: Regimentos do exército francês estão alegadamente a caminho da Roménia, em preparação para um destacamento massivo na Ucrânia face ao avanço do exército russo, particularmente em Odessa. Entre eles, o 2º Regimento de Infantaria Estrangeiro de Nîmes.

Checagem

Sem dúvidas, trata-se de uma notícia que serviria para escalar as tensões mundo afora. Porém, não é verdade que haja o tal movimento. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o exército da França foi enviado para a Romênia antes de partir para guerra entre Rússia e Ucrânia? 2) Há chances da França atuar na guerra entre Rússia e Ucrânia? 3) Qual é a origem da foto que está circulando na internet?

É verdade que o exército da França foi enviado para a Romênia antes de partir para guerra entre Rússia e Ucrânia?

Não é verdade. A fonte da informação já começa a entregar a farsa. A história surgiu por meio de perfis em francês que não são confiáveis. Além disso, a alegação foi desmentida por lá.

Ao site TF1, o governo francês negou que esteja indo para a Romênia para atuar na guerra da Ucrânia. Além disso, o site reforçou que a história surgiu em sites que sempre publicam notícias falsas.

Qual é a origem da foto que está circulando na internet?

Não bastasse isso, a foto que está circulando na publicação nada tem a ver com Romênia, Ucrânia ou Rússia. Trata-se de uma imagem de 2022 que mostra o exército da França saindo de uma missão na República Centro-Africana. 

Há chances da França atuar na guerra entre Rússia e Ucrânia?

Apesar das tensões entre Macron e Putin, não está no radar qualquer movimentação que aponte para a França enviar tropas para a guerra da Ucrânia. As tensões escalariam, possivelmente, apenas se a Rússia atacasse algum país que fizesse parte da Otan (o que não ocorreu até o momento).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que tropas francesas estejam embarcando para a Romênia a fim de entrar no conflito da Ucrânia e Rússia. Trata-se de uma fake news espalhada por um blog de notícias falsas e que foi desmentida pelo governo francês.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).