Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > EUA tocam o hino nacional do Brasil na Times Square em homenagem ao 7 de setembro #boato

EUA tocam o hino nacional do Brasil na Times Square em homenagem ao 7 de setembro #boato

EUA tocam o hino nacional do Brasil na Times Square em homenagem ao 7 de setembro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Graças à relação entre Bolsonaro e Trump, os EUA executaram o hino nacional do Brasil na avenida Times Square (em Nova York) durante comemorações do dia 7 de setembro.

As comemorações do dia 7 de setembro já passaram, Bolsonaro quebrou o protocolo e foi ovacionado em Brasília e protestos prometidos para o dia não ganharam tanta força assim. Porém, fake news sobre o assunto continuam circulando por aí. Hoje, vamos desmentir uma delas, relacionada aos Estados Unidos.

Uma mensagem aponta que Donald Trump está tão feliz com a relação com Bolsonaro que mandou um trem “Brasil-EUA” desfilar e executar o hino nacional brasileiro na Times Square (principal avenida de Nova York). A mensagem, que fala em “proeza de Bolsonaro” em algumas versões, é acompanhada de um vídeo. Leia e assista:

Versão 1: E vejam só … no dia de hj o Trump , manda tocar o hino Nacional em plena Times Square, na Big Apple!!

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 2: Homenagem dos Estados Unidos ao Brasil pela Semana da Pátria. Só Bolsonaro conseguiu essa proeza É o primeiro mundo a caminho. Chega de países bolivariano no nosso caminho…! Versão 3: Homenagem ao Brasil, hoje7 de Setembro! O trem circula pelas praças tocando o o Hino Nacional brasileiro para alegrar as pessoas. Fica em York ,Estados Unidos.

EUA tocaram o hino nacional do Brasil na Times Square em homenagem ao 7 de setembro?

O sentimento patriótico se aflorou e muita gente saiu compartilhando o vídeo como se fosse do dia 7 de setembro ou mesmo se fosse algo “mandado” por Trump. Só há um detalhe nisso tudo: a história que acompanha o vídeo não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

E chato ter que ser repetitivo no alerta, mas o fato é que as pessoas, só pelas características da mensagem, não deveriam compartilhar a informação na internet sem checar. Isso porque ela é vaga, alarmista (ou melhor, fomenta o sentimento de polarização), tem erros de português e não cita fontes confiáveis.

Ao buscar sobre o evento (que chamaria atenção facilmente e geraria notícias) nada encontramos além da mensagem que viralizou no WhatsApp, Facebook e outras redes sociais. Ao procurar pelas imagens do trem (que tem o nome de Locopéia), descobrimos que o vídeo nada tem a ver com Trump ou o 7 de setembro.

As imagens são, na realidade, do Brazilian Day (também chamado de BR Day) deste ano. Na ocasião, a Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Planetapéia (responsável pela Locopéia, trem que anima visitantes da Oktoberfest de Blumenau) recebeu um convite para participar do evento, ocorrido entre 31 de agosto e 1º de setembro.

Vale dizer que o Brazilian Day é um evento privado criado por brasileiros que moram nos Estados Unidos e é realizado há 34 anos. Ou seja: nem Trump, nem Bolsonaro têm qualquer tipo de decisão sobre as atrações participam da festa.

Resumindo: a história que aponta que Trump mandou o hino nacional ser tocado na Times Square, em Nova York, é falsa. As imagens são do Brazilian Day e não têm qualquer relação com o 7 de setembro no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.