Boato – Os Estados Unidos obrigaram Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, a renunciar do cargo no país.
Análise
Em meio à situação dramática ocorrida após as eleições presidenciais na Venezuela, o que não tem faltado na internet é mensagem falsa sobre o governo de Nicolás Maduro. A última das histórias está circulando em um vídeo com mais de 800 mil visualizações (no momento em que acessamos) no YouTube.
No vídeo, é dito que os Estados Unidos obrigaram Nicolás Maduro a renunciar ao governo da Venezuela. A mensagem aponta, ainda, que tudo estaria perto “acabar com isso”. Leia o título do conteúdo que está circulando na internet:
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
ACABOU A DITADURA? ESTADOS UNIDOS OBRIGA NICOLÁS MADURO A RENUNCIAR… fiquem comigo e vejam o que está rolando. Senadores estão pressionando a Casa Branca para revelar o que está sendo feito para prender um importante líder estrangeiro.
Checagem
Como vocês viram, a história não demorou a viralizar. Mas se trata de mais uma fake news sobre a Venezuela. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Nicolás Maduro renunciou à presidência da Venezuela? 2) Qual é a origem do vídeo que afirma a renúncia de Nicolás Maduro? 3) Os Estados Unidos chegaram a falar no assunto?
Nicolás Maduro renunciou à presidência da Venezuela?
Não, Nicolás Maduro não renunciou à presidência da Venezuela. A informação de que ele teria sido obrigado a renunciar pelos Estados Unidos é falsa. Maduro continua no poder e não há evidências de que tenha sido forçado a renunciar. Na realidade, o texto se utiliza de outras informações para criar um título sensacionalista e enganoso.
Qual é a origem do vídeo que afirma a renúncia de Nicolás Maduro?
O vídeo que circula no YouTube e outras redes sociais é sensacionalista e utiliza manchetes falsas para atrair visualizações. Ele mistura imagens e informações descontextualizadas para sugerir que Maduro renunciou sob pressão dos Estados Unidos. Há alguns elementos no vídeo que achamos estranhos: um deles é que o canal em questão é de receitas e começou a tratar do tema política há pouco tempo. Isso denota que o canal tenha sido hackeado e os vídeos estão sendo criados com o uso de inteligência artificial para clonar a voz do criador do canal.
Os Estados Unidos chegaram a falar no assunto?
Assim como outros países, os Estados Unidos estão pedindo que dados das eleições sejam divulgados para que seja realizada uma averiguação dos resultados. O país não reconhece Nicolás Maduro como presidente. A Casa Branca chegou a anunciar que Edmundo González havia ganho as eleições, mas ainda está em compasso de espera antes de qualquer anúncio de reconhecimento de vencedor. Não há um pedido de renúncia. Pelo menos por enquanto.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Nicolás Maduro tenha renunciado ao cargo de presidente da Venezuela. O vídeo que está circulando na internet não condiz à realidade e é um conteúdo enganoso sobre os EUA e o país sul-americano.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).