Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Duas balas se bateram no ar durante batalha de Galipoli na 1ª Guerra Mundial #boato

Duas balas se bateram no ar durante batalha de Galipoli na 1ª Guerra Mundial #boato

Duas balas se bateram no ar durante batalha de Galipoli na 1ª Guerra Mundial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra duas balas de que se chocaram no ar durante a batalha de Galipoli, na 1ª Guerra Mundial, em 1915.

  Introdução

Imagens impactantes são um prato cheio para fake news na internet. Na história de hoje (que, na realidade, não é tão nova assim), a imagem é de duas balas que teriam se chocado no ar.

Junto à foto, está circulando em redes sociais mensagens que apontam que a “coincidência” teria ocorrido durante a batalha de Galipoli (na Itália) durante a 1ª Guerra Mundial. Leia duas das mensagens que circulam na internet:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: Estas duas balas foram encontradas após a Batalha de Gallipoli, que começou em 1915 e terminou em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial. Você consegue imaginar a probabilidade para que isso ocorresse? Alguns chegam a especular que seria o equivalente a ganhar três vezes seguidas em uma loteria qualquer.

Versão 2: estas duas balas bateram na primeira guerra mundial e foram conservadas no museu britânico. a probabilidade de isso acontecer é de 0,01%,

  Análise

Pelo que percebemos, a história circula já há algum tempo na internet. Em alguns casos, é feita uma comparação com algumas situações (muitas delas políticas). Vimos a mensagem em redes sociais como o Twitter e Facebook.

A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação em questão.

Para fazer a checagem, vamos responder a algumas perguntas. A primeira delas é se a imagem mostra duas balas que colidiram no ar durante a batalha de Galipoli, na 1ª Guerra Mundial. A segunda delas é qual a origem da imagem. A terceira é se a chance (como dizem algumas versões) é igual a ganhar três vezes na loteria.

Checagem

A imagem mostra duas balas que colidiram no ar durante a batalha de Galipoli, na 1ª Guerra Mundial?

Não mostram. Como já circula há algum tempo na internet e em diversos idiomas, já vimos a mensagem desmentida em sites em inglês como Lead Stories e em português, como o e-Farsas.

O site norte-americano ouviu diversos especialistas em balística que foram categóricos ao apontar que as imagens não são de duas balas que colidiram no ar. A falta de marca de disparo em uma das balas é o principal argumento. O site brasileiro reforçou a informação.

Qual a origem da imagem das duas balas?

O site em inglês aponta que balas como estas têm registros em outros museus como o Çanakkale Naval Museum, na Turquia. Porém, não há qualquer registro que a imagem seja de um “museu britânico”.

A chance (como dizem algumas versões) é igual a ganhar três vezes na loteria?

Pode ser um fenômeno difícil de ocorrer (até porque, felizmente, uma guerra não tão comum assim), mas falar que é igual ganhar três vezes na loteria é exagero. A prova de que duas balas se acertarem não é tão incomum está no número de imagens similares que existem por aí (como no museu turco).

Conclusão

Fake news 👎❌

A imagem é real, mas não é de duas balas que colidiram no ar. A imagem é antiga e já foi apontado por especialistas que a falta de marca em um dos projéteis denota que ele não foi sequer disparado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm