Dilúvio na China já matou mais de 6 mil pessoas no túnel Jingguang #boato

Boato – Dilúvio na China causa inundação no túnel Jingguang North Road e deixa mais de 6 mil mortos, mostra vídeo.

É sempre assim: quando há acontecimentos bombásticos, desastres naturais e tragédias no noticiário, há uma tendência de que essa notícia se torne protagonista de um boato num futuro bem próximo. Esse é justamente o caso da história de hoje.

Uma série de vídeos compartilhada nas redes sociais aponta para uma tragédia na China causada pelo grande volume de chuvas. Em um dos vídeos, as imagens mostram as ruas inundadas, carros imersos e sendo arrastados pela enxurrada. Outras mostram o volume da água no túnel e as pessoas caminhando pela lateral. O texto aponta que um dilúvio na China inundou o túnel Jingguang e já matou mais de 6 mil mortos. Leia o que diz a mensagem:

DESASTRE “Dilúvio” na China! Estimativa é de mais de 6000 mortos somente na inundação do Túnel Jingguang. As águas estão destruindo a China!

Dilúvio na China já matou mais de 6 mil pessoas no túnel Jingguang?

As imagens – impressionantes, por sinal – são bem reais. Porém, diferente do que se imagina, não são recentes e o número de pessoas atingidas pelas inundações também não é fiel aos números informados oficialmente.

Pois bem, nos últimos dias, a cidade de Zhengzhou, na província central de Henan, na China, foi atingida por fortes chuvas torrenciais, que causaram inundações e deixaram moradores ilhados. De acordo com as autoridades meteorológicas do país, as chuvas ultrapassaram a metade da média anual de chuvas.

Entre os dias 17 e 22 de julho de 2021, 39 cidades de Henan registraram um grande volume de chuvas, que prejudicaram os canais dos rios, a evacuação e a capacidade de absorção de muitas cidades, inundando as ruas e veículos.

Segundo a atualização oficial divulgada pela TV estatal “CGTN” no dia 29/07/2021, as enchentes provocaram (até o momento) 99 mortes. Também não foi informado se ainda há pessoas desaparecidas. Embora as enchentes tenham provocado inúmeros danos, o número de mortos não chega nem perto do que descrito na publicação.

Com relação ao túnel Jingguang, de acordo com a Global Times, seis pessoas morreram no túnel inundado de Jingguang em Henan. Os dados foram informados pelo governo de Henan em uma entrevista coletiva no dia 26/07/2021.

Resumindo: embora os vídeos sejam reais, as autoridades locais estão atuando e a situação está relativamente controlada. Além disso, não há 6 mil mortos no túnel, na verdade, seis pessoas morreram na passagem subterrânea e, até o momento, a tragédia soma 99 mortos – infelizmente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso