Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Dia Internacional da Mulher tem origem em um incêndio ocorrido em 8 de março de 1857 #boato

Dia Internacional da Mulher tem origem em um incêndio ocorrido em 8 de março de 1857 #boato

Dia Internacional da Mulher surgiu de um incêndio ocorrido em 8 de março de 1857, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A origem do Dia Internacional da Mulher se deu com um incêndio ocorrido em uma fábrica em Nova York no dia 8 de março de 1857.

O Dia Internacional da Mulher já passou e, como sempre, a data nos remete a algumas fake news (como uma frase atribuída a ex-presidente Dilma Rousseff sobre “ser mulher”). Em 2023, começou a surgir uma tese relacionada à origem da data.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, o Dia Internacional da Mulher surgiu por conta de um incêndio que ocorreu no dia 8 de março de 1857 em uma fábrica de Nova York. O incêndio teria vitimado centenas de mulheres. Leia uma das versões da mensagem que circula online:

O Dia Internacional da Mulher, teve sua origem fundada na luta das mulheres por direitos e igualdade, especialmente depois que cerca de 145 trabalhadores (125 mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque no Dia 8 de março de 1857….

Dia Internacional da Mulher surgiu de um incêndio ocorrido em 8 de março de 1857?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e sair chamando atenção por aí. Porém, é falsa a informação que aponta que o Dia Internacional da Mulher surgiu do tal 8 de março de 1857.

O Boatos.org já tratou desta história lá em 2016. Na ocasião, a mensagem circulava em um tom mais violento e dizia que o Dia Internacional da Mulher seria “uma farsa”. No texto, explicamos que a data é de suma importância, mas a origem está descrita de forma errada. Relembre:

– O incêndio que matou cerca de 150 mulheres em uma fábrica nos Estados Unidos não ocorreu em 8 de março de 1857. Ocorreu, na verdade, em 25 de março de 1911 e de fato mobilizou a sociedade norte-americana ao escancarar as péssimas condições de trabalho da Revolução Industrial. Em artigo do renomado History esclarece que as operárias mortas não estavam em greve e que a justiça de Nova York não provou que os donos da fábrica cometeram o crime de trancar as portas.

– Com o fervor dos movimentos trabalhistas e dos direitos da mulher que se iniciaram já no século XIX, datas para discutir essas temáticas surgiram antes do fatídico incêndio. Tanto que em maio de 1908, também nos Estados Unidos celebraram o Dia Nacional da Mulher. É possível encontrar mais sobre o assunto, nesse texto da Nova Escola.

– Em 1910 a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca aprovou uma data anual de debate sobre os direitos da mulher. Em 8 de março de 1917 milhares de mulheres russas marcharam em protesto contra o czar Nicolau II. Essa data foi oficializada como Dia Internacional da Mulher apenas em 1921 e reconhecida pela ONU só em 1977.

– O livro de Reneé Côté, a pesquisadora canadense que de fato existe, discute sobre a mitificação do 8 de março em relação ao incêndio de 1911 e traz o viés socialista da data, que como descrevemos acima, de fato esteve ligada, desde o princípio a reivindicações do proletariado feminino.

Concluindo e recapitulando – não, o Dia Internacional da Mulher não tem a ver só com a morte de mulheres queimadas por causa de uma greve em uma fábrica nos EUA. Tem a ver com mais de dois séculos de discussões, protestos, movimentos e lutas pela igualdade e respeito da mulher no mundo todo.

Resumindo: é falso que o Dia Internacional da Mulher surgiu de um incêndio ocorrido em 1857. Há registros de uma tragédia com mulheres, mas a data é resultado de uma soma de lutas políticas que visa contemplar o direito das mulheres.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso