Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Damon Imani não ofendeu Klaus Schwab em encontro do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Damon Imani não ofendeu Klaus Schwab em encontro do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Damon Imani xingou “globalistas” durante reunião do Fórum Econômico Mundial de Davos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Criador de conteúdo Damon Imani ofendeu Klaus Schwab e outros líderes políticos por serem globalistas e quererem acabar com a internet durante reunião do Fórum Econômico Mundial de Davos.

Análise

O Fórum Econômico Mundial é uma organização sem fins lucrativos e, anualmente, realiza um encontro em Davos, na Suíça. O evento reúne líderes globais, jornalistas e intelectuais para debater sobre as questões mais urgentes enfrentadas pelos países, como saúde, economia e meio ambiente.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o encontro do Fórum Econômico Mundial de 2024, que começou no dia 15 de janeiro, está dando o que falar.

Segundo uma publicação, o criador de conteúdo Damon Imani teria ofendido Klaus Schwab, fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial, enquanto discursava em Davos. Ainda segundo a história, o motivo das ofensas seria que Klaus Schwab e outros líderes políticos seriam globalistas que querem acabar com a internet e com a liberdade das pessoas. Confira e mensagem e o vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “E agradeço o Fórum Econômico Mundial que me proporcionou a oportunidade de estar neste palco e dizer, vá se f****, Klaus Schwab, e f***-se sua nova ordem mundial. Nós, o povo, nascemos livres. Ficaremos livres. E você e todos os seus amigos globalistas, incluindo todos nesta sala, pode ir se f****”. Versão 2: “BREAKING NEWS Damon Imani, criador de conteúdos manda todos os globalistas se f…*m ao vivo em Davós, no Forum Economico Mundial. Por isso querem acabar com a internet, isso você nunca verá na televisão brasileira! Que lapada!”.

A história começou a se espalhar rapidamente nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e movimentou grupos conspiratórios. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto (que se fosse verdade, com certeza teria sido noticiado por diversos veículos de comunicação do mundo todo).

Além disso, a história de hoje se sustenta em um vídeo do suposto momento em que Damon Imani teria ofendido Klaus Schwab e outros globalistas. A partir daí, investigamos um pouco mais essa história e vamos te explicar, em três etapas, o motivos para não acreditar nessa narrativa:

Checagem

Quem é Damon Imani?

Damon Imani é um ator, comediante e criador de conteúdo iraniano famoso nas redes sociais. Ele migrou com sua família para a Dinamarca com apenas 17 anos. Damon Imani é formado em design gráfico e multimídia e começou a criar conteúdo em 2016. Seus vídeos instigam o debate sobre política, sociedade e cultura, tentando expor os absurdos e as contradições presentes nessas áreas. Os vídeos são sempre carregados de ironia.

Damon Imani xingou globalistas durante o Fórum Econômico Mundial de Davos?

Não. Apesar do vídeo ter se tornado viral, o conteúdo não é real. Na própria legenda do vídeo, Damon Imani explica que se trata de uma sátira e que o confronto nunca ocorreu. Se você reparar bem, também vai conseguir perceber a diferença de iluminação quando Imani e outras pessoas aparecem no vídeo. Além disso, Damon Imani não foi convidado para discursar no Fórum Econômico Mundial.

O conteúdo do vídeo sobre o Fórum Econômico Mundial de Davos é real?

Após a publicação de seus vídeos, Damon Imani sempre cria uma nova publicação no X dizendo: “sátira, mas verdade”. Na publicação após o vídeo da história de hoje, ele ofendeu Klaus Schwab no X. É difícil responder se isso é mais uma ironia ou uma verdade, devido ao histórico de Damon Imani.

Porém, essa narrativa de globalistas, nova ordem mundial e acabar com a internet não tem um pingo de verdade. Todas essas narrativas fazem parte de teorias da conspiração, que se embasam em ideias delirantes de que existe uma nova ordem mundial controlando o mundo, matando pessoas e fazendo outros absurdos. Essas histórias já foram desmentidas inúmeras vezes e os teóricos da conspiração nunca provaram nada do que disseram.

Conclusão

Fake news ❌

Damon Imani não xingou Klaus Schwab e globalistas no encontro do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em 2024. Damon Imani não foi convidado para discursar no evento. Além disso, na própria legenda do vídeo, Damon Imani afirma que o vídeo é uma sátira e trata-se de uma montagem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).