Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Não há prova de que vídeo que mostra crianças presas em gaiolas seja de israelenses sequestradas pelo Hamas

Não há prova de que vídeo que mostra crianças presas em gaiolas seja de israelenses sequestradas pelo Hamas

Crianças de Israel foram presas em gaiolas por membros do Hamas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Crianças de Israel foram presas em gaiolas após serem sequestradas por membros palestinos do Hamas. 

  Análise

Depois dos ataques de membros do Hamas a cidades de Israel, começou a circular na internet um vídeo que mostraria mais uma atrocidade por parte do grupo extremista. As imagens (que não serão exibidas aqui) mostram crianças presas em gaiolas diante de um sujeito que dá risadas.

Junto ao vídeo, mensagens apontam que se tratariam de crianças israelenses que teriam sido sequestradas e mantidas na Faixa de Gaza. Leia dois exemplos de mensagens que estão circulando na internet:

Versão 1: Não tenho palavras para descrever tamanha crueldade. Gargalhadas de monstros fazendo covardia contra crianças inocentes. Que Israel se levante com força e destrua para sempre esse grupo demoníaco chamado Hamas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Crianças israelenses presas em gaiolas pelos cães palestinos. A mão tem que pesar sobre Gaza. Não deve haver misericórdia. Não deve haver paz enquanto Gaza não for votada ao interdito.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) O vídeo que está circulando é de crianças presas pelo Hamas em gaiolas de passarinhos? 2) Qual a origem do vídeo que mostra crianças em gaiolas? 3) É possível que o Hamas tenha mantido crianças de Israel sendo sequestradas?

O vídeo que está circulando é de crianças presas pelo Hamas em gaiolas de passarinhos?

Aparentemente, não. Quando a história começou a ser muito compartilhada na internet, uma própria conta de checagem de Israel desmentiu a teoria de que se trataria de crianças do país sendo sequestradas pelo Hamas.

A página Fake Reporter apontou que o vídeo circulava na internet há, no mínimo, quatro dias. Ou seja: o vídeo foi publicado no TikTok antes mesmo dos ataques do Hamas a Israel.

Qual a origem do vídeo que mostra crianças em gaiolas?

Não conseguimos chegar à origem do vídeo. No vídeo mostrado pela página, há uma descrição em árabe. Traduzindo para português são as frases “pessoas oprimidas no meu país” e “ os chineses não são o problema”. É isso que temos no momento.

É possível que o Hamas tenha mantido crianças de Israel sendo sequestradas?

Sim. De acordo com relatos sobre os conflitos, o Hamas sequestrou crianças, entre centenas de pessoas. Mesmo com isso, não é possível afirmar que elas estejam sendo mantidas nas condições que o vídeo mostra. A única coisa que temos é este vídeo que já foi refutado.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Por um lado, já há a admissão de que o vídeo é falso. Por outro, não conseguimos chegar à origem do vídeo das crianças presas na gaiola. Por conta disso, vamos classificar a história como “boato sem comprovação”. Qualquer novidade, atualizaremos por aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)