Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Criança síria dorme entre túmulos de seus pais, mostra foto #boato

Criança síria dorme entre túmulos de seus pais, mostra foto #boato

Boato – Foto mostra menino da Síria dormindo entre os túmulos dos seus pais. Criança perdeu os pais na guerra.

A partir de junho deste ano, quando completarmos cinco anos de existência, vamos começar a revisar todos os artigos que completarem cinco anos para atualização e, se preciso, republicação. É justamente isso que estamos fazendo com um artigo hoje. O texto não completou cinco anos, mas merece uma atualização.

Em março de 2014, publicamos um desmentido de uma história que apontava que uma criança da Síria teria passado a dormir entre os túmulos dos seus pais após perdê-los na guerra. Na época, o país do Oriente Médio já atravessava cerca de três anos seguidos de guerra.

Em 2018, o cenário na Síria não mudou muito. O Estado Islâmico passou pelo seu apogeu e está em decadência, mas o poder continua com o ditador Bashar Al-Assad. E a tal foto continua circulando online. Dois textos têm circulado junto com a imagem. Um é o mesmo de 2014. Já outro relaciona a imagem com a lesão do jogador Neymar. Leia:

PARTILHA para que TODOS meditem sobre SE realmente têm problemas. Esta criança síria ficou orfã devido à guerra, e escolheu dormir ENTRE o Pai e a Mãe. NUNCA façam os vossos filhos escolher com quem viver, nem os influenciem contra o seu Pai ou contra a sua Mãe, pois eles só querem estar sempre com os DOIS, tal como este menino! Esta lição de vida, dada por uma criança, merece ser vista por todos, ComPartilha!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Criança dormindo sobre o túmulo dos seus pais morto na Síria e ainda assim estão preocupado com operação no dedinho do Neymar como é que esse país vai para frente desta forma não não entendo tanta hipocrisia ignorância tanta desumanidadeCriança dormindo sobre o túmulo dos seus pais morto na Síria e ainda assim estão preocupado com operação no dedinho do Neymar como é que esse país vai para frente desta forma não não entendo tanta hipocrisia ignorância tanta desumanidade

Foto mostra criança síria dormindo entre túmulos de seus pais?

Os anos se passaram, mas a imagem continuou tendo o mesmo impacto. Primeiramente, chocando muita gente. Em segundo lugar, enganando a muitos. Isso mesmo, a imagem é real. Porém, não é de um menino que perdeu os pais na guerra. Vamos aos fatos.

Em primeiro lugar, a mensagem que acompanha o texto é, no mínimo, mal contada. Tanto o texto “de 2014” como o que cita o dedinho de Neymar têm as principais características de um boato online: alarmista, com erros de ortografia, vago e com caráter alarmista.

Todas as suspeitas se confirmam quando buscamos pela imagem. A foto sequer foi feita na Síria. Em 2014, já havíamos citado que a imagem foi feita na Arábia Saudita pelo fotógrafo Abdul Aziz al Otaibi. Esta matéria do The Independent fala de uma entrevista em que Al-Otaibi diz que ficou chocado com a forma como a imagem havia sido distorcida.

Segundo o fotógrafo, ele havia deixado bem claro que as sepulturas eram falsas quando postou a foto em seu Facebook. O fotógrafo contou que a ideia foi apenas de mostrar através das fotos o “insubstituível amor de uma criança por seus pais”.

Vale falar de um detalhe: em 2014, a circulavam na web duas imagens: a do menino “dormindo” e outra, do menino sorrindo e fazendo pose. Em 2018, a “imagem feliz” parou de ser compartilhada. Isso diz muito sobre o espírito de quem publica esse tipo de informação.

Resumindo: a história que está circulando na internet e sendo relacionada à lesão do Neymar é falsa. O menino que está deitado entre pedras não está entre o túmulo dos pais, não é órfão e também não mora na Sìria. O autor da foto já estava triste por ela ter sido tirada do contexto em 2014. Provavelmente, deve estar chateado até hoje.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.