Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo que mostra corvo retirando bandeira de Israel de mastro não é recente

Vídeo que mostra corvo retirando bandeira de Israel de mastro não é recente

Corvo retirou bandeira de Israel de mastro durante guerra com Hamas, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Um corvo retirou uma bandeira de Israel do mastro durante a guerra do país contra o Hamas.

  Análise

Em meio aos combates entre o grupo extremista Hamas e o exército de Israel, um vídeo está circulando na internet com um tom dramático. Nas imagens, um pássaro, que se assemelha a um corvo, chega próximo a uma bandeira de Israel que está em um mastro e a retira dele. A bandeira cai de cima de um telhado.

Junto ao vídeo, mensagens tem conteúdos como ““Corvo tira a bandeira de Israel em meio aguerra chora Israel” e “bandeira de Israel foi retirada por um corvo” e sugerem que o vídeo é do momento dos conflitos. Leia a transcrição de uma das histórias que circula na internet:

Presta atenção isso aqui, meus irmãos, já vou comentar. Olha só, pessoal, o mundo está estranho, tem alguma. Tem alguma coisa espiritual acontecendo e direcionando os casos e os pontos importantes desse mundo no momento que a gente está vivendo, você não pode tratar como normal esse momento de guerra, onde já é o é atacado, onde famílias morrem em Israel, onde o mundo está direcionado a Israel e direcionando apoio. 

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Um corvo vem tudo que dá a entender ao território palestino pela voz do homem que está falando lá tá um corvo, que simboliza fome. Momento de dificuldade muito mais. Olha só, ele vai. Na Bandeira de Israel? O homem filma no momento exato e começa a arrancar a Bandeira de Israel no bico, enquanto a Bandeira cai no chão. Ele não. Não pára de tirar a Bandeira dashôes a natureza tá falando, o Sol tá falando, a Lua tá falando, os mares estão falando. 

A saúde está falando, as pestes estão aparecendo, o mundo inteiro está em caos. Isso você não pode negar tudo ao mesmo tempo e a fé também. A iniquidade também tá como é que pode um corpo soltar a Bandeira de Israel logo nesse período que estamos vivendo, né? Que situação delicada deixa embaixo do seu comentário, por favor. 

@jeffersonsantos5442♬ som original – jeffersonsantos5442

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo que mostra o corvo retirando a bandeira de Israel do mastro é recente? 2) Qual a origem do vídeo que mostra o corvo retirando a bandeira de Israel do mastro? 3) O vídeo tem alguma simbologia sobrenatural?

O vídeo que mostra o corvo retirando a bandeira de Israel do mastro é recente?

Este é o ponto. Ao contrário do que apontam as mensagens, o vídeo em questão não ocorre no contexto da invasão do Hamas em Israel. Ao buscar pelo assunto na internet, descobrimos que ele não é novo.

Qual a origem do vídeo que mostra o corvo retirando a bandeira de Israel do mastro?

O episódio virou notícia em alguns sites do mundo árabe em abril e maio de 2023. Na ocasião, o vídeo viralizou na internet e gerou diversos comentários. A matéria aponta que o local seria um “teto” de algum local ocupado por israelenses (sem especificar ao certo).

O vídeo tem alguma simbologia sobrenatural?

Não. Para começar, a pessoa que grava o vídeo é um palestino. Muito provavelmente, o animal que aparece no vídeo foi treinado para realizar a tal ação. Pássaros podem ser adestrados para realizar algumas ações (há um exemplo aqui). O tal corvo pode muito bem ter aprendido a deflagrar bandeiras.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o vídeo do corvo retirando a bandeira de Israel de uma mastro seja do período dos confrontos recentes com o Hamas. O vídeo é antigo e, logo, qualquer “previsão do futuro” sobre ele não passa de leviandade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)