Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Não há registros de grandes temporais em Dubai e Meca; vídeos são de outras situações

Não há registros de grandes temporais em Dubai e Meca; vídeos são de outras situações

Chuvas e enchentes em Dubai (Emirados Árabes) e Meca (Arábia Saudita) em novembro de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Há vídeos de grandes enchentes após chuvas em Meca (Arábia Saudita) e Dubai (Emirados Árabes) em novembro de 2023.

  Análise

Com o argumento de que “estamos no fim dos tempos” e que os muçulmanos estão sendo castigados por Deus, estão circulando vídeos que seriam de grandes enchentes em Dubai (nos Emirados Árabes Unidos) e em Meca (na Arábia Saudita).

Nas imagens, há ruas alagadas, grandes porções de chuvas caindo, camelos sofrendo com alagamentos, danificação de vias públicas e até um hall de um hotel sendo destruído. Também é dito que tudo isso ocorreu em novembro de 2023. Assista aos vídeos e leia algumas das mensagens:

Versão 1: Tempestade em Dubai trás enchentes e grandes prejuízos Versão 2: Tempestades trás enchentes em Dubai, pessoas ficam desesperados sinais do fim Versão 3: 07/11/23 tempestade em Dubai trás grandes prejuízo CHUVAS FORTES E ENCHENTE EM DUBAI DEIXAM AS PESSOAS DESESPERADAS

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 4: Enchente na Arábia Saudita. Camelos não são acostumados com tanta água. Versão 5: isso e normal pra vc,pq para nois não o mundo está entrando em colapso viu A arábia saudita foi tomada por água, isso tá muito estranho,o que será que está acontecendo com o mundo

@3amorim grandes sinais em Dubai #duba #dubai#enchente ♬ som original – DC esmael Amorim

@sinais.dofim Enchente na Arábia Saudita. Camelos não são acostumados com tanta água. #arabia #arabiasaudita #enchente #enchentes #camelos ♬ som original – sinaisdofim

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Houve chuvas e enchentes em Meca (Arábia Saudita) e Dubai em novembro de 2023? 2) Os vídeos de enchentes e chuvas são de Meca e Dubai? 3) Há alguma relação dos fenômenos com castigo de Deus a muçulmanos?

Houve chuvas e enchentes em Meca (Arábia Saudita) e Dubai em novembro de 2023?

Não. Ao procurar por informações sobre o tempo ou mesmo sobre relatos de enchentes, nada encontramos (a não ser os vídeos que estão circulando na internet) sobre tragédias do tipo em Dubai ou em Meca. Assim como diversos lugares do mundo (mesmo estando no Oriente Médio), há chuvas e enchentes nos locais. Porém, não foi o caso.

Os vídeos de enchentes e chuvas são de Meca e Dubai?

Os vídeos são uma mistura de imagens reais e antigas de chuvas nos locais, imagens com edição em inteligência artificial e imagens de outros lugares. Para não nos alongarmos muito, vamos ficar em um exemplo: o vídeo do hotel sendo invadido por água não é de Dubai. Na realidade, o vídeo foi gravado na China em 2018. 

Há alguma relação dos fenômenos com castigo de Deus a muçulmanos?

Não. Já falamos diversas vezes que toda esta retórica de que “só a minha religião é boa” e que “meu Deus castiga os outros” é parte de um fundamentalismo religioso que está nos levando a situações críticas como, por exemplo, em Israel e na Palestina. Não tem nenhuma relação entre chuvas e castigo de Deus (se fosse assim, só choveria em locais não cristãos).

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer registro de que Dubai e Meca estão sofrendo com fortes chuvas em novembro de 2023. Os vídeo que estão circulando até mostram (em alguns casos) chuvas nos locais. Porém, não são de agora.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)