Chuva de peixes atingiu a Tailândia nesta manhã, mostra vídeo #boato

Boato – Choveu peixe na Tailândia nesta manhã. Um vídeo da BBC mostra uma chuva de peixes que ainda não tem explicação científica. Cientistas estão confusos com o fenômeno.

Não são raros os vídeos na internet que servem para atestar que “Jesus está voltando”. Para além de toda questão da fé (que todos têm direito de ter ou mesmo de optar por não ter), há um problema nisso tudo: muitas vezes, as filmagens são falsas ou as histórias que as acompanham foram inventadas. É o caso do nosso vídeo de hoje.

Circula na internet uma mensagem que aponta que “choveu peixe na Tailândia” nesta manhã. O vídeo intercala cenas dos animais caindo do céu com pessoas pegando os peixes em uma rodovia. Assista à filmagem e leia a mensagem que circula online:

Choveu peixe na Tailândia esta manhã, de acordo com o noticiário da BBC. Em vez de uma chuva de água ou neve, era uma chuva de peixe. Deus é poderoso!!! Os cientistas ainda estão confusos com este evento misterioso. Claro, onde o conhecimento do homem termina, é onde o poder de Deus começa. A explicação desse fenômeno é conhecida como tromba d’água, um tornado atinge o mar e suga tudo em seu caminho, descarregando-o no local onde o tornado se dissolve. Aqui está o vídeo .

Vídeo mostra chuva de peixes que atingiu a Tailândia nesta manhã?

A história foi compartilhada em diversos idiomas. Vimos versões em português, espanhol, inglês e até japonês. Mas será mesmo que o vídeo que circula online mostra uma “chuva de peixes” na Tailândia? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de explicar a história em si, é importante frisar que é possível que ocorra uma chuva de peixes ou de outros animais. O fenômeno raríssimo ocorre exatamente da forma que o texto do boato aponta (olha só, eles estão certos em uma parte): “um tornado atinge o mar e suga tudo em seu caminho, descarregando-o no local onde o tornado se dissolve”. Em 2012, o fenômeno ocorreu no Sri Lanka. Ano passado, no México.

Ok. Ditas as verdades, vamos às balelas. Primeiro ponto: o trecho do vídeo dos animais caindo do céu (como o que mostra uma catedral ao fundo) foi retirado de um documentário da BBC que explica como seria possível cair coisas do céu. Tratam-se de imagens meramente ilustrativas. Assista:

As imagens das pessoas pegando peixes na rua não são nem de “hoje” tampouco da Tailândia. Elas são de pessoas pegando peixes após um acidente com um caminhão na Índia em 2016. Esse site mostra algumas das imagens. Este mostra outras. Já o vídeo abaixo mostra a “chuva de peixes”, mas explica que foi um acidente de caminhão.

Vale dizer que esta história de “chuva de peixes na Tailândia” já foi utilizada com outras imagens. Em 2012, o Snopes (site norte-americano de fact-checking) desmentiu a mesma história com uma diferença: as imagens eram de um acidente de caminhão na China.

Resumindo: é possível que “chova” animais do céu. Porém, os vídeos que circulam na internet são de imagens ilustrativas da BBC e de um acidente de caminhão na Índia e a “história da chuva na Tailândia” já é velha. Logo temos mais um boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

9 comentários em “Chuva de peixes atingiu a Tailândia nesta manhã, mostra vídeo #boato

  • 05/06/2018 em 05:26
    Permalink

    Não acredito que seja mentira, até mesmo pq as próprias pessoas que estão divulgando isso confirmam que foi devido a um tornado, não algo alheio a qualquer coisa. Essa explicação do tornado é inclusive a explicação científica dada pelos pesquisadores de outros casos como esse, como o caso do México, que já noticiado por sites confiáveis… Mas só agora vi algo esquisito aqui mesmo, pq acho que em todas as vezes eu concordei com os posts de vocês aqui (que já me ajudaram, aliás rs).

    Resposta
  • 05/06/2018 em 00:59
    Permalink

    Caramba! Vcs prestam um serviço muito importante e útil à sociedade. Obrigado, por ajudar-me, à não cair no erro de divulgar boatos.

    Resposta
  • 04/06/2018 em 12:24
    Permalink

    Ok. Ok. Se os peixes apareceram por tromba d’água ou se foi um caminhão que tombou, me explique então o porque dos peixes estarem vivos? O transporte de peixes é feito em aquários acoplados dentro dos caminhões? Se me explicarem isso, eu continuo a acreditar em vocês. Se não me derem resposta convincente, eu deixo de acreditar em vocés.

    Resposta
    • 05/06/2018 em 16:38
      Permalink

      Tbem pensei nisso…o pq dos peixes estarem vivos…E bem vivos

      Resposta
    • 05/06/2018 em 17:12
      Permalink

      Minha nossa, como tem gente que insiste em acreditar que o sol gira em torno da terra, que a terra é quadrada e que peixe “avua”….

      Resposta
    • 05/06/2018 em 21:56
      Permalink

      Concordob para vir de caminhão, os peixes já estarism mortos e duros por muito tempo.
      1* E pescado por barcos, por varios dias e ficam sob gelo.
      2* Vai pra colonnia dos pescadores, é pesados e postos em frigorificos abaixo de 0*
      3* É comercializado o preço e leva tempo!!!
      4* O transporte de caminhão tambem é frigorífico!!!
      PERGUNTO!!!
      QUANTOS DIAS SAO LEVADOS DE PESCADOS AO TRANSPORTE???

      COMO OS PEIXES ESTAVAM-SE DEBATENDO COMO FOSSE PESCADO NA HORA???

      Resposta
    • 07/06/2018 em 01:20
      Permalink

      Sem dúvidas,é CONSEQUÊNCIA de uma tromba d’água.
      Qualquer pessoa poderia entender ISTO

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)