Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Choveu na Austrália hoje, incêndios foram apagados e bombeiros comemoraram #boato

Choveu na Austrália hoje, incêndios foram apagados e bombeiros comemoraram #boato

Choveu na Austrália hoje, incêndios foram apagados e bombeiros comemoraram, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de semanas, chuva chegou à Austrália hoje, controlou os incêndios e bombeiros comemoraram de forma emocionada. Vídeo registra todos os detalhes.

Nos últimos dias, o mundo tem acompanhado o rastro de destruição causado pelos incêndios florestais na Austrália. Até o momento, mais de cinco milhões de hectares foram devastados pelas queimadas, cerca de 100 mil pessoas estão desalojadas e 23 foram mortas. Enquanto o país busca alternativas para conter as chamas, alertas falsos e vídeos fora de contexto circulam por aí.

O último deles aponta para um vídeo que descreve uma situação rara na região: chuva. Nas imagens, um grupo de bombeiros comemoram a chegada da chuva. Na descrição, o texto diz “bombeiros comemoram chuva contra incêndio na Austrália”. Outras versões afirmam que “depois de semanas está chovendo hoje na Austrália”. Leia o que dizem algumas das mensagens e assista o vídeo:

Versão 1: CHUVA NA AUSTRÁLIA, GRAÇAS A DEUS. Versão 2: Chuva na Austrália. Assim como nas queimadas da Amazônia, a natureza mostrou mais uma vez que ela manda. Em meio a tantas tentativas de apagar e controlar as chamas, a mãe natureza mais uma vez chorou. Versão 3: Há poder na oração! Depois de semanas está chovendo hoje na Austrália e bombeiros comemoram!

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Choveu na Austrália hoje, incêndios foram apagados e bombeiros comemoraram?

A notícia seria ótima, se não fosse o fato de que não é verdade, ou pelo menos, não é atualizada (infelizmente). Isso porque ao contrário do que apontam as publicações, as imagens não são atuais. Entenda os porquês.

O primeiro e mais óbvio motivo está no fato de que o episódio aconteceu em 25 de novembro e não “hoje”, como afirma o texto. As imagens, publicadas pela Brigada de Incêndio de Leongatha, foram registradas em Rollands Plains durante uma ação dos bombeiros, conforme indica o Daily Mail.

Infelizmente, de lá para cá, o cenário mudou e os incêndios se intensificaram. Neste gráfico, produzido pela BBC News, é possível perceber uma redução durante o período da chuva, em novembro, e um aumento nos meses seguintes.

Na semana anterior à chuva do dia 25 de novembro, o mapa registrou cerca de 11 mil focos de incêndio no país. Após a chuva apresentada no vídeo, o número de focos de incêndio caiu para 6.400. Infelizmente, o número de focos voltou a aumentar. No meio de dezembro, chegou a 24 mil. No momento, não há previsão para o fim dos incêndios e estão registrados 18 mil focos de incêndio.

Resumindo: não choveu na Austrália hoje. O vídeo em questão é antigo e os incêndios ainda não foram controlados (infelizmente). Ou seja, o vídeo é antigo e a história não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.