China vai distribuir vacina contra o coronavírus de graça para o mundo #boato

Boato – A China vai distribuir a vacina contra o coronavírus (Covid-19) de graça para todo o mundo. Só que nada vem de graça.

O que não tem faltado na internet são teorias da conspiração relacionadas à China e a Covid-19 (muitas são suscitadas por governos como dos EUA e pessoas simpáticas ao presidente Donald Trump). Isso tem gerado movimentos de desconfiança até quando algo aparenta, à primeira vista, uma boa ação.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

E, de acordo com mensagens que circulam na internet, a China teria anunciado que iria distribuir a vacina contra a Covid-19 “de graça”. Isso gerou desconfiança e até indagações sobre as “verdadeiras intenções” da China. “China vai distribuir vacina de graça para o mundo!!!”, diz uma das mensagens. “CHINA VAI DISTRIBUIR VACINA DE GRAÇA PARA O MUNDO? NADA VEM DE GRAÇA!!! Urgente”, aponta outra.

China vai distribuir vacina contra o coronavírus de graça para o mundo?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e chamou muita atenção por aí. Mas será mesmo que a China vai distribuir a vacina contra a Covid-19 de graça para o mundo e será que há algum plano “maléfico” por trás disso? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

As publicações, por si só, já nos deixam muito desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga e alarmista. Uma das versões mensagem até cita uma fonte confiável (uma matéria da AFP). Porém, a matéria em questão não fala nada sobre “vacina de graça”.

Outra versão da história cita uma fala de Xi Jinping que fala que a vacina contra o coronavírus será um “bem público global”. Isso é diferente do que falar “vamos distribuir vacina de graça para todo mundo”.

Na realidade, a discussão se acentuou a partir do momento que o presidente dos Estados Unidos defendeu que todas as doses de uma vacina contra a Covid-19 seriam destinadas, inicialmente, para os Estados Unidos (algo refutado até pelo chefe de Saúde dos EUA).

Contra o posicionamento de Trump e defendendo que uma vacina contra a Covid-19 deve ser distribuída a diversos países (principalmente os que sofrem mais com a pandemia ou que tenham poucos recursos) estão a OMS, o presidente da França, Emmanuel Macron, Xi Jinping e outros. Vale dizer que distribuir (ou permitir a produção por outros países) não significa necessariamente “doar”. Isso não foi dito, a priori, por ninguém.

Mesmo que haja a “doação de vacinas” por parte da China, toda a parte que fala sobre “nada é de graça” ou que deixa teorias da conspiração no ar não passam de ilações. Ilações, por sinal, sem nenhuma comprovação.

Resumindo: pelo menos até o momento, a informação que aponta que a China vai dar vacinas de graça para todo mundo é falsa e as acusações de que a vacina poderiam ser parte de um plano maléfico são mais falsas ainda. Entenda.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)