Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > China cancelou transações em dólar na Bolsa de Valores e abalou o mundo #boato

China cancelou transações em dólar na Bolsa de Valores e abalou o mundo #boato

China cancelou transações em dólar na Bolsa de Valores e abalou o mundo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – China decide cancelar oficialmente o dólar no mercado chinês e priorizar o yuan nas transações de Bolsa de Valores. Decisão abalou o mercado global.

A guerra comercial entre a China e os Estados Unidos é antiga. Entre impasses e ameaças, a guerra travada pelos dois países teve impacto na economia global. Porém, no início de 2020, um acordo entre os dois país prometia melhorar a situação. Entretanto, foi só a pandemia da Covid-19 se espalhar e atingir níveis alarmantes, que a trégua parece ter ido para o buraco. Novamente, a relação ficou balançada.

Mas, dessa vez, de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que a China resolveu responder. Segundo a publicação, a China teria resolvido cancelar as operações do dólar nas bolsas de valores do país. Ainda de acordo com a publicação, o país teria decidido priorizar o yuan chinês em vez do dólar, que, segundo a história, deverá ter uma forte queda no mercado global. Confira:

“* Decisão súbita chinesa abala os cantos do mundo inteiro * A China surpreendeu o mundo hoje e decidiu cancelar o pino do dólar nas transações na bolsa de valores e decidiu negociar oficialmente e o link oficial para o yuan chinês em vez do dólar, e este é um passo ousado e importante na história econômica da China. Isso significa que o dólar se tornou inexistente no comércio chinês e o dólar americano cairá fortemente em relação ao yuan chinês e poderá afetá-lo nos mercados globais. E todos os mercados globais ficaram surpresos com a decisão. A notícia foi discutida hoje no programa da tarde da BBC World English. É uma guerra econômica que pode levar o mundo a uma guerra devastadora que não pode ser negligenciada se a América agir de maneira tola diante dessa decisão! A China 2021 liderará o mundo. Este é o velho sonho da China e o que planejava alcançar por décadas ou mais.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A China planeja um e-RMB em moeda digital separado para enfrentar brigas com US $ e-RMB, que deve ser a primeira moeda digital operada por uma grande economia. Uma moeda digital soberana * fornece uma alternativa funcional ao sistema de liquidação do dólar * e atenua o impacto de quaisquer sanções ou ameaças de exclusão, tanto em nível de país quanto de empresa “, disse o relatório do China Daily na semana passada. Alguns funcionários do governo e funcionários públicos receberão seus salários na moeda digital a partir de maio.

Espera-se que um declínio no uso de dinheiro continue em meio à crescente popularidade das plataformas de pagamento digital e à medida que as pessoas evitam o contato físico durante a pandemia de coronavírus. Também pode facilitar a * integração nos mercados de moedas negociadas globalmente *, com um risco reduzido de perturbações de inspiração política”.

China cancelou transações em Dólar na Bolsa de Valores e abalou o mundo?

A história causou burburinho nas redes sociais e deixou muita gente preocupada, especialmente quem trabalha no mercado financeiro. Mas será que essa história de que a China teria cancelado suas transações em dólar na Bolsa de Valores é verdade? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de boatos online, como o caráter vago, alarmista e os erros de português. Além disso, as fake news envolvendo a China, economia e Covid-19 não são novidade. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que a China teria comprado 30% de todas as empresas ocidentais no país na operação Xeque-Mate do coronavírus. Também a que indicava que a China teria criado o novo coronavírus para vencer a Terceira Guerra Mundial e derrubar as bolsas do mundo todo e, por fim, a que apontava que a China teria comprado cooperativas do Paraná durante a pandemia.

A história até cita uma fontes confiável: uma reportagem do jornal inglês The Guardian. Porém, ao abrir a página, percebemos que a informação não tem nada a ver com a história. De acordo com o jornal, a China teria iniciado testes de uma criptomoeda estatal. O teste estaria sendo feito em diversas cidades do país. A notícia não fala nada em cancelamento de operações em dólar por parte da China.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre a tal decisão. Por se tratar de um assunto delicado, certamente, ele teria grande destaque. Mas nada encontramos (o que refuta a tese de que a informação teria “abalado o mundo”).

Em nossas buscas, descobrimos também que, antes da história chegar ao Brasil, ela circulou na Índia e até chegou a ser desmentida por lá. De acordo com o site One India, o Banco Central da China estaria reavaliando a taxa de câmbio do yuan em relação ao dólar para evitar a ameaça de uma crise financeira e para trazer uma sensação de estabilidade ao país. Já segundo o site Social Media Hoax Slayer, o yuan não é uma moeda de flutuação livre e a taxa de câmbio do yuan em relação ao dólar é indexada diariamente pelo Banco Popular da China (PBOC). O site Boom Live, por sua vez, destacou que o PBOC define diariamente uma taxa de câmbio fixa e permite que a troca de moeda ocorra em torno de 2% desse ponto fixo. A taxa de câmbio atual do dólar americano para o yuan é de pouco mais de 7,13.

Em resumo: a história que diz que a China teria cancelado todas as suas operações em dólar na Bolsa de Valores é falsa! A fonte usada para embasar a informação não mostra nada do que a história leva a crer. Além disso, não existem histórias sobre o assunto. Por fim, toda a história foi desmentida na Índia, onde ela circulou antes de desembarcar por aqui. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw