Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Capa da Time com Benjamin Netanyahu como Killer of The Year é falsa

Capa da Time com Benjamin Netanyahu como Killer of The Year é falsa

Capa da Time com Benjamin Netanyahu e Killer of the Year é real, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A capa da revista Time com Benjamin Netanyahu e as inscrições Killer of The Year (Assassino do Ano) é real.

Análise

Está circulando em publicações de diversos idiomas uma suposta capa, digamos, polêmica da revista Time. Nas imagens, o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu está em um cenário sombrio e há as inscrições Killer of The Year (o assassino do ano).

Junto à suposta capa da Time, o que não faltam são adjetivos apontando para o suposto prêmio de Benjamin Netanyahu. veja a imagem:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que há uma capa da revista Time com Benjamin Netanyahu e as inscrições Killer of The Year? 2) Há alguma menção a este tipo de prêmio na revista Time? 3) Benjamin Netanyahu poderia ser considerado o “assassino do ano”?

É verdade que há uma capa da revista Time com Benjamin Netanyahu e as inscrições Killer of The Year?

Não é verdade. Independentemente do posicionamento em relação aos conflitos entre Israel e Hamas, uma coisa é fato: assim como em outros casos (como este aqui que fala de Sérgio Moro), a capa não passa de uma montagem que usa o nome da revista para obter credibilidade.

Há alguma menção a este tipo de prêmio na revista Time?

A Time tem uma tradicional eleição que é da Personalidade do ano. Porém, não tem nenhuma eleição (que vamos convir, poderia render alguns processos) de “assassino do ano”. Ou seja: o Killer of the Year é uma invenção.

Benjamin Netanyahu poderia ser considerado o “assassino do ano”?

Talvez. Porém, é importante levarmos em consideração que, ao contrário do que apontam setores enviesados politicamente, uma história não é feita apenas de vilões e heróis (a coisa não é cartesiana). Israel tem causado mortes em Gaza, mas o Hamas causou mortes em Israel. A situação é tão complicada que fica difícil dar “um” troféu de assassino do ano.

Conclusão

Fake news ❌

A imagem que está circulando como da revista Time com Benjamin Netanyahu como o “Assassino do ano” é falsa. Foi feita por perfis críticos a ele e não tem fundamento na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)