Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que o governo do Canadá anunciou que vai extraditar imigrantes palestinos que fizeram protesto em Toronto

É falso que o governo do Canadá anunciou que vai extraditar imigrantes palestinos que fizeram protesto em Toronto

Canadá vai extraditar imigrantes palestinos que fizeram protesto a favor do Hamas, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O governo do Canadá resolveu extraditar imigrantes palestinos que teriam feito um protesto a favor do Hamas em Toronto. 

  Análise

Está circulando em redes sociais mensagens que apontam o governo do Canadá teria tomado uma atitude drástica em relação a imigrantes palestinos que teriam participado de protestos a favor do Hamas em Toronto.

De acordo com mensagens, que são acompanhadas de vídeos dos protestos, o governo do Canadá havia resolvido extraditar os imigrantes que participaram dos protestos que teriam sido a favor “do Hamas”. Leia uma das mensagens que circulam online:

Governo do Canadá anunciou que irá extraditar para a Palestina cerca de 60 imigrantes palestinos que realizaram manifestação a favor do Hamas em Toronto. Palestinos que vivem no Canadá discordam da decisão e apelam a ONU para evitar extradição.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Houve protestos de imigrantes palestinos no Canadá? 2) É verdade que o vídeo mostra uma manifestação de apoio ao Hamas? 3) É verdade que o governo do Canadá resolveu extraditar alguém para a Palestina?

Houve protestos de imigrantes palestinos no Canadá?

Sim. Desde o começou dos conflitos entre Israel e Palestina, pessoas dos dois lados organizaram manifestações mundo afora. No Canadá, não foi diferente. Temos visto diversos protestos de apoio à Palestina, assim como estamos vendo protestos a favor de Israel.

É verdade que o vídeo mostra uma manifestação de apoio ao Hamas?

O vídeo em questão tem um caráter um pouco diferente. Ele ocorreu já no primeiro dia de ataques do Hamas a Israel (quando ainda não tínhamos nada sobre contra-ataque de Israel) e, de fato, o tom do vídeo é de comemoração. As pessoas empunhavam bandeiras da Palestina. Apesar de não gritarem a favor do Hamas, a impressão é de que se trata realmente de uma comemoração com os ataques. 

É verdade que o governo do Canadá resolveu extraditar alguém para a Palestina?

Não é. A história veio a reboque da repercussão entre grupos de direita que a história tomou. Porém, ela surgiu em perfis de notícias “fictícias” favoráveis à direita brasileira. Logo, era só uma “brincadeirinha”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o governo do Canadá resolveu extraditar imigrantes da Palestina que fizeram um protesto em Toronto (que aparentemente, era uma celebração após o ataque do Hamas em Israel). Trata-se de uma fake news criada para causar comoção na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)