Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Brasileiro que vendia pão de queijo nos EUA é denunciado por brasileiros #boato

Brasileiro que vendia pão de queijo nos EUA é denunciado por brasileiros #boato

Boato – Um brasileiro que vendia pão de queijo nos EUA foi denunciado por conterrâneos. Porém, o final foi incrível.

Em Portugal, há um tipo de notícia falsa muito recorrente nos blogs da “terrinha”. No título (que é o que normalmente roda em redes sociais), há uma historinha e, no final, um adjetivo. Por exemplo: “Essa mulher sentia uma dor na barriga e o que tiraram de lá vai surpreender você” ou “Essa mulher queria um marido rico, mas recebeu uma resposta incrível”.

Poissss beinnnn, parece que alguns brasileiros estão aprendendo com os irmãos lusitanos. Nos últimos dias, começou a circular por aqui uma história com o seguinte título: “Brasileiro vendia pão de queijo como ambulante nos EUA, e foi denunciado por outros Brasileiros… Mas algo incrível acontece no final !!”. Sacou: historinha + adjetivo para chamar atenção (clique).

Ao entrar no site, a gente chega a uma história de um brasileiro que estaria vendendo pão de queijo em uma esquina do “estado de Nova Jersey”. Como ele trabalhava próximo a um comércio de brasileiros, foi denunciado por compatriotas para a polícia. Essa é a história.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O “final surpreendente” foi que a “secretária do prefeito”, que seria americana, passava pelo local, levou ele para prefeitura e deu-lhe uma licença. Para completar, a mulher deu uma “lição de moral” nos brasileiros dizendo que “um americano nunca denunciaria” e que, por isso, o Brasil não vai para frente: “Brasileiro aqui nos EUA às vezes da vergonha, pra não dizer nojo”. A mensagem, no final, é assinada por Sheyvston Frederick.

Brasileiro que vendia pão de queijo nos EUA foi denunciado por brasileiros?

A história se espalhou muito pela internet, principalmente em blogs “daqueles”. Mas será mesmo que a história procede? A resposta é não. Para explicar tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto de que denuncia a farsa está na fonte da informação. A história surgiu em um blog chamado “Ordem Secreta”. A página, volta e meia (para não dizer, volta e sempre), publica notícias falsas. O mais incrível é que não há sequer o relato da cidade em que aconteceu o caso, o nome das pessoas e a data que teria acontecido o caso. Características como essas são clássicas em notícias falsas.

De concreto, temos pouca coisa na “estória”. Uma é a assinatura do Sheyvston Frederick. Ao buscar pelo nome, achamos um músico. Porém, não de Nova Jersey. Muito menos vendedor de pão de queijo.

A segunda informação “concreta” que teríamos e a imagem. Ela é montagem das fotos de um homem chorando, a ação da polícia e pães de queijo. Os pães de queijo são “genéricos”. A ação da polícia não é nos EUA. Ela é da fiscalização de ambulantes antes do Rock in Rio de 2017, no Brasil. A imagem do homem chorando encontramos em uma postagem de um blog de 2012. 

Resumindo: a história que fala da denúncia de brasileiros contra um vendedor de pão de queijo nos EUA surgiu em blogs não confiáveis, não tem dados suficientes, é assinada por alguém “random” e as imagens não têm nada a ver com o caso. Logo, podemos dizer que é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.