Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Bombeiros recomendam uso de Coca-Cola para apagar fogo em incêndios #boato

Bombeiros recomendam uso de Coca-Cola para apagar fogo em incêndios #boato

Boato – Em vídeo, bombeiros ensinam técnica para apagar fogo com Coca-Cola e recomendam o uso do refrigerante em caso de incêndios.

Casos de incêndio em casas sempre inspiram muito cuidado, principalmente quando ocorrem em momentos nos quais os responsáveis não se encontram em casa ou estão dormindo. Dessa forma, é muito importante saber agir nesse momento delicado.

Nessa situação, a orientação geral é para que as pessoas deixem o local e encontrem um abrigo seguro, ligando imediatamente para os bombeiros. Mas segundo a internet, o próprio Corpo de Bombeiros teria uma nova indicação.

De acordo com publicações, um vídeo estaria mostrando os bombeiros ensinando como apagar o fogo de um incêndio com Coca-Cola e o melhor (ou pior): eles estão indicando o uso em casa como um método de emergência até a chegada de pessoas preparadas para conter o fogo. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É bom saber! Os bombeiros recomendam ter uma coca na geladeira. Esse truque pode salvar vidas. A sua garrafa de Coca Cola pode tirar você das situações mais complicadas? De fato, no caso de um incêndio em casa, não é fácil ter um extintor de incêndio à mão. Para remediar isso, você pode reagir quase imediatamente para evitar que o fogo se espalhe rapidamente pela casa.

Em vez de perder tempo procurando água e acendendo chamas repetidamente, é possível usar uma garrafa de Coca-Cola. O truque é simples: basta remover a tampa e agitar a garrafa de refrigerante, cobrindo a abertura com o polegar. Em seguida, direcione sua garrafa para as chamas e, em alguns segundos, o fogo será controlado rapidamente. No vídeo abaixo, um bombeiro faz uma pequena demonstração …

Bombeiros recomendam uso de Coca-Cola para apagar fogo em incêndios?

Bem, já ouvimos muitas histórias sobre o “poder” da Coca-Cola, não é mesmo? De acordo com a “internet”, a bebida seria capaz de desentupir canos, limpar sangue do chão, entre outras coisas (tudo desmentido aqui no Boatos.org). Mas será que essa história que está circulando nas redes sociais teria algo de verdade? Pois bem, o vídeo é real, o líquido mostrado nas imagens é Coca-Cola, mas a recomendação é completamente falsa.

Para começar, o texto não faz o menor sentido: desde quando é mais fácil ter acesso a uma garrafa de Coca-Cola do que água? E quais bombeiros recomendaram o uso da bebida? Essas questões não respondidas são consequências das muitas características de boato do texto: ele é vago, alarmista, pede compartilhamentos, não cita fontes e possui diversos erros de português.

A história surgiu quando um vídeo que mostrava um bombeiro apagando o fogo com Coca-Cola viralizou na internet. Aliás, não há nada de excepcional nisso: a Coca-Cola é um líquido e não é inflamável. Não precisa ser um químico pra saber que ela, possivelmente, apagaria o fogo (não é a toa que o bombeiro consegue apagar facilmente as chamas).

A partir daí, tudo é boato. Fomos atrás da origem do vídeo e descobrimos que ele foi gravado na China de 2016. No vídeo original, é destacado que o teste não passou de uma experiência e que os bombeiros não recomendam o uso do refrigerante contra chamas. Sabe aquela frase “não repitam isso em casa”? Pois é, se aplica muito bem nessa situação.

A experiência, por sinal, foi citada em uma matéria sobre o tema. Nela, os bombeiros ressaltam que a bebida não funciona para apagar chamas causadas por produtos a base de óleo. Não foi dito pelos bombeiros chineses, mas o mesmo vale para incêndios causados por curto-circuitos. Não é recomendado o uso de líquidos (nem água, nem refrigerante, nem nada) para controlar o fogo nessa situação.

No Brasil, os bombeiros também não listam o uso da Coca-Cola como um método eficiente para conter um incêndio. Dessa forma, a orientação geral continua valendo: uso o extintor e ligue para os bombeiros em caso de incêndio. É importante lembrar que todos os prédios públicos e privados e carros precisam possuir um extintor para emergências.

Em resumo: a história que diz que os bombeiros recomendam o uso da Coca-Cola para apagar o fogo de um incêndio é falsa. O vídeo mostra uma experiência que não tem base científica (não foi estudada) e, em nenhum momento, os bombeiros citam o truque como uma dica. A orientação continua a mesma: vá para um lugar seguro, uso o extintor e ligue para quem sabe apagar as chamas. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.