Bebê-porco: imagens flagram filhote de porca com rosto humano #boato

Boato – Uma porca deu à luz para um filhote com rosto de ser humano. Imagens mostram que se trata de um bebê-porco.

O que não falta na internet são histórias inacreditáveis que, ao averiguarmos, são (como imaginávamos) falsas mesmo. Um dos tipos das histórias mais recorrentes nesta categoria é aquela que usa imagens de “híbridos” entre humanos e animais. Já falamos do “ser bizarro de Feira de Santana”, do bebê-cachorro e de outros. O que falta mais?

Se você falou em um bebê-porco (por que alguém falaria isso?), saiba que não falta mais. A última história que está circulando na internet dá conta de que um filhote de porco nasceu com feições humanas. As imagens e um vídeo começaram a viralizar em redes sociais acompanhadas de inúmeras histórias diferentes. Veja o que está circulando online:

Versão 1: “Misericórdia Fim dos tempos”. Versão 2: “Ultima hora Em Gaza aquele senhor que namorava com a cabra e desta vez foi com porco e tal deu aluz essa quarta feira um bebe sexo masculino veja ai as fotos”. Versão 3: “Vagabundo. Vacila kkkk comeu porco olha oque nasceu”.

Versão 4: “Fim dos Tempos …. Chocante!! Um porco dá a luz, a um humano bebê na Venezuela. No entanto, o porco morreu depois da entrega. PARTILHA, MENCIONE E CURTE A PAGINA”. Versão 5: “Aí pessoal fim de mundo no Paraná a porca da vida a um bebê por Será que o vaqueiro que transou com essa p**** aí”. Versão 6: “PORCO/HOMEM NASCE EM ROÇA NA ZONA RURAL DE ITAPETINGA”

Imagens flagram filhote de porco com rosto humano, o bebê-porco?

As imagens são impressionantes (algumas até são fofinhas). Mas será mesmo que se trata de um bebê-porco ou mesmo de um híbrido criado após o cruzamento entre um homem e uma porca? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos fez duvidar da história é a multiplicidade de versões. Só no nosso monitoramento, achamos casos em Gaza, na Venezuela, Paraná, Minas Gerais e até versões que não citavam onde ocorreu o caso. A nossa experiência sabe que quando aparece esse monte de versão, é indício de história falsa.

Junte isso ao fato da mensagem ter as principais características de notícias falsas (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis) e que não encontramos nenhum site confiável falando no assunto e temos mais desconfiança ainda de que se trata de uma balela.

A desconfiança, a gente tinha. Mas e a certeza? Ela veio ao procurarmos sobre versões da história em outros países. Em Mianmar, a história circulou neste site. Em meio à fake news, havia o seguinte código fonte (de um conteúdo já despublicado) sendo apresentado como o vídeo do bebê-porco.

<iframe style=”border: none; overflow: hidden;” src=”https://web.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fweb.facebook.com%2Flaira.maganuco%2Fvideos%2F854569591399741%2F&amp;show_text=0&amp;width=261″ width=”261″ height=”476″ frameborder=”0″ scrolling=”no” allowfullscreen=”allowfullscreen”></iframe></p>

Você não precisa entender de códigos para perceber que há o nome Laira Maganuco no meio dele. E o que isso tem a ver? Sabe os casos que citamos acima (da criatura de Feira de Santana e do bebê-cachorro?). Pois é: são criações dessa artista plástica especializada em esculturas de silicone.

Para ter certeza absoluta que as obras eram dela, entramos em contato com Laira (por sinal, confira a página do Facebook dela aqui). E a resposta foi afirmativa: “Sim. As esculturas são minhas. Fiz ela de silicone e bati as fotos com o meu telefone. Às vezes, minhas esculturas viralizam. Na realidade, nem sei por que”, disse.

Resumindo: a história que aponta que um bebê-porco foi flagrado em uma fazenda qualquer é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet que usa a imagem da ótima artista italiana Laira Maganuco.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Bebê-porco: imagens flagram filhote de porca com rosto humano #boato

  • 29/07/2018 em 08:06
    Permalink

    Sr Matsuki, no google aparecem vários animais que nasceram com características humanas e comprovadas. Penso que seria interessante pesquisar mais sobre esse porquinho, uma vez que a verdade pode estar mascarada de falsa notícia.

    Resposta
  • 29/07/2018 em 07:23
    Permalink

    Já se fazem uns 30 anos e recebi um jornal Santa Catariana em que mostra um recém nascido potro com rosto e mãos humanos. Dizia que o sobreviveu por alguns minutos e que havia sido transportado para um instituto de São Paulo para estudos.

    Resposta
  • 28/07/2018 em 10:23
    Permalink

    Tudo começa em uma (des) obra de arte (?) de um artista (?).
    Será que a humanidade precisa disso?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)