Boato – Uma porca deu à luz para um filhote com rosto de ser humano. Imagens mostram que se trata de um bebê-porco.
O que não falta na internet são histórias inacreditáveis que, ao averiguarmos, são (como imaginávamos) falsas mesmo. Um dos tipos das histórias mais recorrentes nesta categoria é aquela que usa imagens de “híbridos” entre humanos e animais. Já falamos do “ser bizarro de Feira de Santana”, do bebê-cachorro e de outros. O que falta mais?
Se você falou em um bebê-porco (por que alguém falaria isso?), saiba que não falta mais. A última história que está circulando na internet dá conta de que um filhote de porco nasceu com feições humanas. As imagens e um vídeo começaram a viralizar em redes sociais acompanhadas de inúmeras histórias diferentes. Veja o que está circulando online:
Versão 1: “Misericórdia Fim dos tempos”. Versão 2: “Ultima hora Em Gaza aquele senhor que namorava com a cabra e desta vez foi com porco e tal deu aluz essa quarta feira um bebe sexo masculino veja ai as fotos”. Versão 3: “Vagabundo. Vacila kkkk comeu porco olha oque nasceu”.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Versão 4: “Fim dos Tempos …. Chocante!! Um porco dá a luz, a um humano bebê na Venezuela. No entanto, o porco morreu depois da entrega. PARTILHA, MENCIONE E CURTE A PAGINA”. Versão 5: “Aí pessoal fim de mundo no Paraná a porca da vida a um bebê por Será que o vaqueiro que transou com essa p**** aí”. Versão 6: “PORCO/HOMEM NASCE EM ROÇA NA ZONA RURAL DE ITAPETINGA”
Imagens flagram filhote de porco com rosto humano, o bebê-porco?
As imagens são impressionantes (algumas até são fofinhas). Mas será mesmo que se trata de um bebê-porco ou mesmo de um híbrido criado após o cruzamento entre um homem e uma porca? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.
O primeiro ponto que nos fez duvidar da história é a multiplicidade de versões. Só no nosso monitoramento, achamos casos em Gaza, na Venezuela, Paraná, Minas Gerais e até versões que não citavam onde ocorreu o caso. A nossa experiência sabe que quando aparece esse monte de versão, é indício de história falsa.
Junte isso ao fato da mensagem ter as principais características de notícias falsas (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis) e que não encontramos nenhum site confiável falando no assunto e temos mais desconfiança ainda de que se trata de uma balela.
A desconfiança, a gente tinha. Mas e a certeza? Ela veio ao procurarmos sobre versões da história em outros países. Em Mianmar, a história circulou neste site.
Você não precisa entender de códigos para perceber que há o nome Laira Maganuco no meio dele. E o que isso tem a ver? Sabe os casos que citamos acima (da criatura de Feira de Santana e do bebê-cachorro?). Pois é: são criações dessa artista plástica especializada em esculturas de silicone.
Para ter certeza absoluta que as obras eram dela, entramos em contato com Laira (por sinal, confira a página do Facebook dela aqui). E a resposta foi afirmativa: “Sim. As esculturas são minhas. Fiz ela de silicone e bati as fotos com o meu telefone. Às vezes, minhas esculturas viralizam. Na realidade, nem sei por que”, disse.
Resumindo: a história que aponta que um bebê-porco foi flagrado em uma fazenda qualquer é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet que usa a imagem da ótima artista italiana Laira Maganuco.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.